Tempo de travessia para os pedestres passou para 30 segundos em Porto Alegre.

Porto Alegre - A partir das primeiras horas desta terça-feira, 29, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começou a testar a determinação dos 30 segundos para pedestres em algumas sinaleiras da Capital. Os tempos serão modificados em diversos bairros próximos e incluindo o Centro Histórico, como Cidade Baixa, Bom Fim, Santana, Azenha, entre outros. O teste prosseguirá na quarta-feira, 30.


A proposta dos 30 segundos, aprovada pela Câmara de Vereadores, está inserida no Estatuto do Pedestre, lei que pode ser sancionada dentro de alguns dias pelo prefeito.  

As principais vias incluídas no teste serão as avenidas Ipiranga, Osvaldo Aranha, João Pessoa, Mauá, Salgado Filho, Borges de Medeiros, Independência, Azenha e Loureiro da Silva. Ao todo, 238 sinaleiras serão reprogramadas, modificando as condições de circulação de pedestres, veículos particulares e linhas de transporte público.

“Para planejar os tempos semafóricos da cidade sempre utilizamos parâmetros técnicos reconhecidos no mundo todo. Mas também temos que respeitar as leis. Já que a orientação é de 30 segundos, mesmo em locais onde há baixo índice de pedestres, implantaremos essa norma”, afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC. 

Equipes da EPTC responsáveis pela programação e manutenção dos semáforos trabalham há duas semanas para implantação do teste. “A realização é importante para verificar como se comportará o tráfego. Tanto o quadro operacional quanto o técnico da EPTC estarão de prontidão para monitorar a situação na cidade, principalmente, medindo o impacto no transporte público”, finaliza Cappellari.  

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Comentários