Apaixonadas por padres católicos pedem celibato opcional.

Uma carta endereçada ao papa Francisco pede que o celibato seja opcional. O pedido está sendo feito por vinte e seis mulheres que estão apaixonadas por padres católicos e decidiram recorrer à última instância possível para poderem viver com os homens que amam, um amor que garantem ser recíproco. 

As mulheres afirmam na carta que estão passando por um “sofrimento devastador” devido às leis da Igreja Católica, que impedem os padres de ter relações íntimas e de casar. Elas sublinham o amor que têm pelos sacerdotes. “Amamos estes homens e eles também nos amam”, afirmam. Conforme informou o site do Vatican Insider.

Após declarar esse amor, elas apelam ao pontífice que reveja a questão do celibato, uma disciplina milenar. “Com humildade, colocamo-nos aos vossos pés o nosso sofrimento para que alguma coisa mude, não apenas para nós mas pelo bem de toda a Igreja”, escrevem na carta assinada com 26 primeiros nomes e com a primeira letra do seu apelido. Algumas das mulheres deixaram ainda o seu número de telefone, diz o site Vatican Insider.


Elas também pedem ao papa Francisco que “abençoe” o seu amor, lamentando que poucos conseguem compreender o “sofrimento devastador vivido por uma mulher que tem um forte amor por um padre”. As mulheres, que moram na Itália, garantem que os seus padres continuariam a servir a Igreja “com uma paixão maior” se fossem apoiados por mulheres que os amam e pelas crianças. Na sua opinião, esta situação seria muito melhor do que uma “vida de contínua clandestinidade, com a frustração de um amor incompleto”.

As 26 mulheres pedem um encontro com Francisco para explicarem pessoalmente a sua situação, que pode terminar com os padres abandonando o sacerdócio ou continuando a viver uma relação em segredo.

A questão do celibato vem ganhando destaque nas últimas décadas. O Vaticano tem sofrido pressões para rever a tradição. Segundo as normas eclesiásticas, um padre deve dedicar-se totalmente à sua vocação, tendo apenas a Igreja como sua mulher e ter como objetivo máximo o cumprimento da sua missão. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

Com informações do Publico

Comentários