Brasil: Protesto ou Vandalismo?

"Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo," já dizia Mahatma Gandhi,  idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha, princípio da não-agressãoforma não-violenta de protesto, como um meio de revolução.

"Protesto" expressa uma reação solitária ou em grupo, de caráter público, contra ou a favor de determinado evento. Já o "Vandalismo" é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte de uma cultura, ou destruição intencional de bens e propriedades alheios, define a enciclopédia livre Wikipédia.

Protestar pacificamente é um direito de todos os cidadãos e no Brasil vivemos em um Estado Democrático de Direito, mas todos os brasileiros, independente da condição social, cor, etnia ou religião, possuem direitos e deveres. Portanto, os cidadãos, para exercer sua cidadania plena, precisam conhecer, ter consciência da importância e colocar em prática seus direitos e deveres. 

Não podemos esquecer que foi através das manifestações populares que os brasileiros conquistaram muitas coisas, entre elas, o direito de eleger seus representantes. Mas infelizmente o cenário que estamos presenciando hoje é diferente, temos visto muitos jovens praticando atos de vandalismo e prejudicando outros cidadãos que também tem seus direitos. 

Isso é fato. Ontem, 16 de maio, vândalos incendiaram carros e soltaram fogos de artifício em Guarulhos, na Grande São Paulo, o local fica próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos,  Cumbica. Muitas pessoas poderiam ter se ferido durante a manifestação. O uso de fogos de artificio em manifestações já tiveram resultados trágicos. Lembrando que recentemente o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade morreu após ter sido atingido por um rojão durante a cobertura de uma manifestação popular.

Por fim  cabe ressaltar que cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. E como já dizia o Barão de Montesquieu. "Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite."

Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

O segredo da Felicidade.

( Washington Luiz - jornalista, teólogo e escritor).

Comentários

  1. O excesso de liberdade, garantido pela impunidade, está trazendo muita insegurança à população brasileira. Historicamente as revoluções sangrentas depuseram ditadores para no dia seguinte assumir outro, travestido de amigo do povo no início. Imagine essa energia para destruir sendo canalizada para o bem : participar de mutirões de limpeza, implantar creches comunitárias, trabalhar honestamente, escolher muito criteriosamente em quem votar nas eleições, plantar árvores, organizar abaixo-assinados para tornarem-se leis, construir representatividade política comunitária .....
    Newton Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Newton, a violência marcada nos protestos e manifestações no Brasil não são atos praticados pelo grupo do movimento original, apenas há aproveitadores das ações de manifestação da vontade do povo brasileiro em prol de seus direitos que são tutelados pela CF/88 e não são trazidos à pratica pelos nossos governantes que se preocupam apenas com eles mesmos e não com a sociedade como deveriam. Tanto é que percebemos, atualmente, que a política é uma profissão onerosa, que não há políticos eleitos que não são corruptos e quando há eles são poucos e impedidos de fazer a diferença, deveríamos pagar aos políticos somente o mínimo para suas despesas, assim talvez, entre políticos honestos que fazem o que fazem por amor e que tenham dignidade, é esse o caso de países europeus que são desenvolvidos e possuem um indice mínimo de corrupção.
      Os protestos para começar, não teriam essa baderna se o Estado tivesse cumprido com o seu papel de dar educação de qualidade a todos, de darem acesso à saúde de qualidade, de darem segurança a população e por aí vai. Se recebermos apenas Educação de qualidade já não haveria pessoas estúpidas cometendo crimes, se recebermos segurança já não haveria pessoas cometendo crimes por medo de serem punidas (o que não ocorre no Brasil que é conhecido por ter uma justiça impune).
      Quanto a organização de plebiscitos populares e abaixo-assinados, eles são ineficazes pelas dificuldades que eles apresentam para unir a população e também para a apresentação sem fraude por parte do governo.
      Quanto ao voto, como eu já disse as eleições são para um mercado de trabalho e os candidatos neste fazem de tudo para serem eleitos, compram votos (povo sem educação), mentem na cara dura. Não há como saber em quem estamos votando antes dele ser eleito que é quando ele vai demonstrar sua personalidade com seus atos.

      Excluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.