Fogo dificulta resgate de centenas de mineiros na Turquia.

Turquia (Soma) - O ministro da Energia e dos Recursos Naturais, Taner Yildiz, divulgou um balanço provisório de 205 mortos na explosão em uma mina de carvão. Ele afirmou que o número pode voltar a aumentar, sem revelar quantos trabalhadores permanecem na mina. Nesta quarta-feira, 14, a Turquia tinha poucas esperanças de encontrar sobreviventes e o governo decretou três dias de luto nacional, informou à France Presse. "A esperança de encontrar sobreviventes na mina diminui, mas vamos continuar até o fim", afirmou Taner Yildiz. "O incêndio continua na mina, o que dificulta as tarefas de resgate", completou.

"Estamos entrando em uma fase crítica. À medida que o tempo passa, seguimos rapidamente para um fim desfavorável", advertiu Yildiz, que anunciou 80 feridos entre as pessoas resgatadas, quatro em estado grave.
Muitos trabalhadores conseguiram escapar, mas outros ficaram retidos em uma área isolada, afirmou à AFP um funcionário da mina que pediu anonimato.

No total, 787 mineiros estavam na mina no momento da explosão, que aconteceu na terça-feira por volta das 12h30 GMT (9h30 de Brasília) e que, aparentemente, foi provocada por uma falha elétrica em um transformador. O ministro da Energia e dos Recursos Naturais afirmou que 363 mineiros foram resgatados depois da tragédia. 

Segundo a imprensa, quase 200 trabalhadores continuam presos nos escombros das galerias, a centenas de metros de profundidade. Seis mineiros foram retirados com vida nesta quarta-feira, informou a imprensa local, sem revelar o estado de saúde das vítimas.

O acidente de Soma é uma das maiores tragédias industriais da história da Turquia.O distrito de Soma, que tem cerca de 100.000 habitantes, é um dos principais centros de extração de lignito (carvão fóssil), a principal atividade da região. As explosões em minas de carvão são comuns na Turquia, principalmente no setor privado, que, em muitos casos, não respeita as regras de segurança. O acidente mais grave aconteceu em 1992, quando 236 mineiros perderam a vida em uma explosão de gás na mina de Zonguldak, de acordo com informações da AFP. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

Comentários