Megaoperação em mais de 20 países prende 90 hackers.

Uma megaoperação internacional contra crimes na internet levou a prisão de mais de noventa pessoas em mais de vinte países. Também foram apreendidos computadores, dinheiro, armas e drogas. Essa rede de hackers infectou centenas de milhares de computadores. A operação foi realizada para atacar um dos programas mais populares do mundo com crimes cibernéticos. O FBI em conjunto com a polícia de mais 19 países prendeu mais de noventa pessoas. São criadores e usuários do software chamado "Blackshades".


O Blackshades é programa sofisticado, mas é simples de operar. De acordo com a polícia americana, com apenas 40 dólares, cerca de R$90 (noventa reais), qualquer pessoa poderia se tornar um hacker perigoso em qualquer parte do mundo. 

Com esse programa os criminosos poderiam enviar uma mensagem para as vítimas dizendo que o computador dela foi sequestrado. Eles poderiam ainda acessar os arquivos pessoais, ativar câmeras, roubar senhas, sem que as vítimas soubessem. Depois eles cobravam para restaurar os arquivos e liberar o computador das vítimas.  

O programa é utilizado para tudo, desde extorsão até fraude bancária, de acordo com a polícia dos Estados Unidos.

Segundo informou Raquel Krähenbühl, correspondente da Globo News em Washington, nos Estados Unidos, uma das vítima foi Jared Abrahams. Ela  foi espionada pelo próprio computador por um colega de classe. o estudante de computação de 20 anos foi condenado a 18 meses de prisão após se declarar culpado por extorsão e acesso não autorizado a um computador. As fotos de Wolf foram feitas remotamente por ele com o uso do Blackshades. Assim como ele, milhares de pessoas compraram esse software e infectaram mais de 500.000 computadores pelo mundo. Entre os presos está o sueco  Alex Yucel, que criou e operava uma organização homônima do software. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

Com informações do Jornal da Globo News.

Comentários