Museu recebe obras de artistas famosos apreendidas na Operação Lava Jato da PF.


Quadros de artistas famosos que foram apreendidos na Operação Lava Jato da Polícia Federal foram levados para um museu em Curitiba. Os quadros pertenciam aos doleiros Nelma Kodama e Raul Henrique Srour presos em São Paulo.

O Museu Oscar Niemeyer recebeu dezesseis obras de arte avaliadas em R$3 milhões pela Polícia Federal. São pinturas de artistas renomados como Cícero Dias e Iberê Camargo. Especialistas do museu ficaram impressionados com um quadro valioso de "Di Cavalcanti", expoente das artes plásticas brasileira, idealizador e um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922.  

As obras de arte estavam na casa de doleiros presos durante a Operação Lava Jato da PF que desmantelou um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou mais de R$10 bilhões. "Se não houve a comprovação da origem lícita fatalmente na sentença o juiz dará o impedimento a favor do museu que já está como depositário, provavelmente na sentença ele vai ficar em definitivo", disse o secretário de Cultura, Paulinho Viapiana, em entrevista à Globo News.

Os quadros estão sob guarda provisória do museu e vão passar por um processo de higienização, conservação e também por testes para verificar a autenticidade de cada uma delas, segundo informou a repórter Carolina Wolf, da Globo News. De acordo com a jornalista, o museu já estuda a possibilidade de fazer uma exposição com as obras apreendidas ainda este ano. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

Com informações da Globo News.

Comentários