Senadores vão votar o plano de trabalho da CPI da Petrobras.

Brasília - Já foi instalada a CPI da Petrobras no Senado Federal. Os trabalhos são presididos pelo senador Vital do Rego do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) da Paraíba. O relator escolhido foi o senador José Pimentel do Partido dos Trabalhadores (PT) do Ceará. 


A Comissão Parlamentar de Inquérito vai investigar as denúncias de irregularidades na estatal. Nesta quarta, 14, acontecerá a primeira reunião da CPI exclusiva. O presidente da CPI, senador Vital do Rego, disse que não pode perder tempo porque esse ano tem eleições e Copa do Mundo.

Hoje a tarde os senadores devem votar o plano de trabalho elaborado pelo senador José Pimentel, do PT. O petista disse que é um cronograma para orientar como serão as investigações, como serão os trabalhos. Ele pretende atuar em duas frentes ao mesmo tempo na analise de documentos e na convocação de depoimentos. A CPI vai investigar denúncias contra a Petrobras de 2005 a 2014.

São quatro denúncias: lançamentos de plataformas, a compra da refinaria de Passadena, denúncia de superfaturamento na construção de refinarias e a suspeita de que funcionários da Petrobras teriam recebido propina.  A CPI tem 180 dias para investigar e dos 13 senadores, 10 foram indicados pelo governo. Três foram escolhidos ontem pelo senador Renan Calheiros. A oposição prefere a CPI mista, com participação de deputados para investigar essas questões da estatal. Dois desistiram, o único representante da oposição é o senador Ciro Miranda do PSDB de Goias. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

*Com informações da Globo News.

Comentários