Toffoli manda soltar deputado preso na operação Ararath.

O deputado estadual José Geraldo Riva, do Partido Social Democrático (PSD) de Mato Grosso, deixou o Complexo da Papuda, em Brasília, após três dias de prisão. Ele foi preso no dia 20, em Cuiabá, durante a operação Ararath, da Polícia Federal. A transferência para Brasília foi determinada pela Justiça para evitar que o parlamentar atrapalhasse as investigações. Riva já responde a 107 processos judiciais por crimes de peculato, improbidade administrativa e corrupção, conforme noticiou o portal "G1".

Segundo a publicação, a revogação da prisão foi determinada nesta sexta-feira pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), o mesmo magistrado que decretou a prisão preventiva de Riva por conta das investigações da operação Ararath.


A operação da Polícia Federal investiga crimes financeiros, de lavagem de dinheiro e contra a administração pública em Mato Grosso que chegaram a movimentar cerca de R$ 500 milhões de maneira fraudulenta. Além de Riva, no último dia 20 a operação levou à prisão do ex-secretário de Estado da Fazenda de Mato Grosso, Éder de Moraes Dias (PMDB), que permanece preso. 

O governador do estado, Silval Barbosa (PMDB), também chegou a ser preso devido a uma pistola com registro vencido encontrada em sua casa durante cumprimento de mandado de busca e apreensão. Ele pagou R$ 100 mil de fiança e foi liberado no mesmo dia.

Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

Fonte: G1.

Comentários