Exército Iraquiano intensifica ataque a Tikrit, terra do ex-ditador Saddam Hussein.


O exército iraquiano iniciou neste sábado uma grande ofensiva para reconquistar de Tikrit. Os rebeldes do EIIL assumiram o controle da cidade no dia 11 de junho. Devido à investida do exército, as autoridades retomaram o controlo da universidade local. "Os combates ainda prosseguem na província [norte de Bagdade], mas a Universidade de Tikrit está totalmente controlada. Já içámos a bandeira do Iraque", anunciou o porta-voz dos militares, o general Qasem Atta, em conferência de Imprensa. 

Apoiados por caças, tanques e artilharia, milhares de soldados avançam sobre a cidade natal do ex-ditador Saddam Hussein, naquela que é a maior ação das Forças Armadas do país desde o início da ofensiva dos extremistas, há três semanas. De acordo com o mesmo general, os soldados avançam em Tikrit, que está tomada pelos jihadistas. Qasem Atta mencionou que o exército já matou "mais de 70 terroristas e destruiu dezenas de veículos". E por outro lado, os rebeldes do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL) disseram que mataram também dezenas de soldados nos últimos confrontos. 

Segundo a imprensa as informações, no entanto, são contraditórias, pois segundo a emissora britânica BBC, o Exército iraquiano teria se retirado para o sul de Tikrit, após dura resistência dos EIIL. O portal de notícias Al-Sumeria, ligada ao governo, informou, por sua vez, que os militares teriam "limpado" grandes partes da cidade.

Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

Segundo o governo, o Exército já conseguiu recuperar partes dessa cidade ocupada pelos rebeldes. Neste domingo, um porta-voz em Bagdá informou que os soldados já controlam toda a Universidade de Tikrit e que mais de 70 "terroristas" do Estado Islâmico do Iraque e Levante teriam sido mortos.

Com a reconquista da cidade, os militares querem conter o avanço do EIIL rumo a Bagdá. Os extremistas islâmicos já assumiram o controle de grandes partes do norte e oeste do país e anunciaram uma marcha em direção à capital iraquiana.

Com informações de A Bola e DW

Comentários