Obama estuda outras opções para combater ofensiva sunita.

Estados Unidos (Washington) - O presidente Barack Obama disse nesta sexta, 13, que não vai enviar forças terrestres para o Iraque, embora esteja estudando outras opções para combater a ofensiva sunita. "Não vamos enviar tropas americanas para o combate no Iraque. Pedi à minha equipe de segurança nacional para preparar uma série de outras opções que possam ajudar as forças de segurança do Iraque", disse.

Sobre a situação no país no Médio Oriente, Obama advertiu, porém, "que cabe ao Iraque sanar suas divisões", acrescentando que não se deve esperar uma ação americana "de um dia para o outro" e que o processo de decisão e planificação de uma ação, qualquer que seja, deverá levar "alguns dias".

Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.


"Queremos garantir que reunimos as informações necessárias para que, se decidir agir, de uma forma ou de outra, as nossas ações sejam direcionadas, precisas e eficientes", sublinhou.

Os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) estão avançando para Bagdá e, em poucos dias, tomaram Mossul e a província de Ninive (norte), aproveitando a retirada das forças de segurança. "Sem esforço político, toda a ação militar será condenada ao fracasso", acrescentou o presidente norte-americano, apelando, uma vez mais, "um verdadeiro diálogo entre sunitas e xiitas".

Fonte: ABola.PT

Comentários