Futura presidente do STM defende gays nas Forças Armadas.

Primeira mulher a presidir Superior Tribunal Militar (STM) defende gays nas Forças Armadas. A partir do próximo dia 16,  a ministra Maria Elizabeth Teixeira Rocha passa a comandar o STM, organismo responsável por julgar em última instância os crimes militares.

Constitucionalista e de posição liberal, Maria Elizabeth afirmou em entrevista ao "G1" que, como primeira medida dos nove meses em que presidirá o STM, vai mandar digitalizar e dar publicidade aos arquivos do tribunal referentes ao período da ditadura militar.

Desde que assumiu uma cadeira no STM em 2007, como a primeira mulher a integrar o tribunal, a ministra se destacou pela defesa dos direitos das mulheres e dos homossexuais nas Forças Armadas. Em 2009, garantiu aos servidores da Justiça Militar da União o direito de incluírem companheiros do mesmo sexo como beneficiários do plano de saúde da categoria.


Para a ministra, as Forças Armadas ainda precisam avançar na aceitação de militares homossexuais. “É inconcebível, antiético, antidemocrático, inconstitucional você diferenciar cidadãos por conta da orientação sexual. Você vai impedir um homossexual de servir a Pátria, que é um dever que ele tem, e transformá-lo em um cidadão de terceira categoria?”, indagou.

O Superior Tribunal Militar é composto por 15 integrantes nomeados pelo presidente da República, dos quais dez são militares e cinco civis. Maria Elizabeth Teixeira Rocha foi indicada para uma vaga no STM pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A entrevista na íntegra pode ser lida no portal de notícias da Globo (aqui).

Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

Fonte: G1 | Foto: Nathalia Passarinho / G1.

Comentários