Aécio Neves pode indagar se Eduardo Campos é oposição.


Aécio Neves pode indagar se Eduardo Campos é realmente oposição. Foi o que disse a cientista política, Jacqueline Quaresemin de Oliveira, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Para a especialista o candidato tucano pode questionar rival do PSB por ter feito parte dos governos petistas com Lula e Dilma Rousseff, conforme noticiou o site da Band. Segundo o "Índice Band", Dilma Rousseff tem 50% dos votos válidos e corre o risco de ver a eleição ser decidida no segundo turno. Nesse mesmo quadro, Aécio Neves aparece em segundo lugar com 29%, contra 11% de Campos. A petista venceria os dois candidatos no 2º turno, mas com diferença apertada.

Jacqueline afirma que Aécio Neves pode explorar o fato do partido de Campos já ter sido aliado do PT, principalmente no governo Lula. “De fato, ele poderá questionar se o Eduardo é oposição, numa tentativa de segurar o candidato do PSB nas pesquisas. Mas este é um quadro que poderá ganhar forma quando começar a propaganda eleitoral”.

Dilma terá o maior tempo de televisão entre os candidatos na propaganda eleitoral, que começa no dia 19 de agosto. Em entrevista ao Canal Livre no último domingo, Campos afirmou que foi aliado de Lula e que Dilma interrompeu o crescimento do Brasil. Por esse motivo, ele se aliou a Marina Silva para poder oferecer aos brasileiros uma nova forma de política.

Para a cientista política, que também é diretora da Opinare Pesquisa & Consultoria, as alianças das legendas nos Estados pouco devem influenciar na disputa nacional. “As situações nos Estados são particulares e muitas vezes não obedecem o que foi estabelecido em nível nacional pelos partidos”. “A imprensa foca muito na cobertura da disputa pela presidência. Assim as disputas locais dificilmente ganham destaques em outras regiões”, afirma Jacqueline.


O primeiro debate presidencial ocorrerá aqui na Band, no dia 21 de agosto, seguindo uma tradição histórica do Grupo Bandeirantes. No dia 14 de agosto, os candidatos ao governo também se encontrarão na Band para o primeiro debate.

Com informações do portal da Band.

Comentários