Consumo de sódio é maior que o recomendado pela OMS.


Saúde - O Governo e a indústria fizeram um acordo que tem como finalidade reduzir a presença de sódio em três tipos de produtos que estão diariamente na mesa dos brasileiros. Mas, apesar da iniciativa, o consumo dessa substância ainda é muito maior que o recomendado pelo Organização Mundial de Saúde.

Segundo informações do Jornal Nacional, da TV Globo, muitos alimentos industrializados concentram grandes quantidades de sódio, um dos componentes do sal, usado para dar sabor e conservar. Em 2011, Governo e indústria fizeram um acordo para reduzir a quantidade de sódio. Resultado: em um ano, quase 1,3 mil tonelada de sódio foram eliminadas de três tipos de alimentos: pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo.


De acordo com a reportagem, foram analisados 54 produtos. Desse total, 14 não atingiram a meta de redução de sódio. A grande preocupação é com o exagero no consumo de sal. O brasileiro consome, em média, 12 gramas de sódio por dia. Mais que o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde - que é de cinco gramas. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde quase metade dos entrevistados acredita que usa menos sal do que realmente consome.

Curta nossa página no  Facebook Twitter.

Especialista alerta que o alto consumo de sódio pode provocar ou agravar a hipertensão. Segundo um cardiologista, é preciso ficar de olho nas embalagens que indicam a quantidade de sódio. Sem esquecer dos cuidados em casa.

Com informações do Jornal Nacional.

Comentários