Carmo está em situação de alerta para a dengue, mostra LIRAa.

O município de Carmo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, está em estado de alerta. De acordo com último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que mede a infestação do mosquito transmissor da dengue, a cidade registrou o índice de 2,1, sendo rencomendado índice abaixo de 1.


De acordo com informações do portal de notícias da Globo, o G1, o LIRAa é realizado periodicamente pelos municípios do Estado do Rio de Janeiro, fornecendo o Índice de Infestação Predial (IIP) e o Índice de Infestação em Depósitos (Índice de Breteau – IB) do Aedes aegypti. Esse é um  instrumento de orientação e identifica as áreas prioritárias para as medidas e ações estratégicas de controle e combate ao mosquito. Em cada município, agentes de saúde visitam residências e outros tipos de imóveis, para inspecionar, identificar e coletar as larvas ou pupas para análise em laboratório.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram notificados quatro casos da doença este ano, mas nenhum confirmado. Segundo a Prefeitura, são feitas diariamente 20 visitas às casas. São 25 profissionais para nove mil moradias, número que a própia prefeitura considera pequeno. Entretanto, os agentes afirmam que a colaboração da população é essencial. "Podem ter mil agentes, se a população não ajudar, não chegamos em lugar nenhum," disse o coordenador do combate à dengue, Marcos Alexandre Cabral.


Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Foram 61 municípios pesquisados no estado. Carmo ficou em quarto lugar, entre os dez com os piores índices, sendo a única da Região Serrana em estado de alerta.

Fonte: G1

Comentários