Cientistas detectam superbactéria na Praia do Flamengo.

Rio  - Cientistas detectam superbactéria em trecho da Praia do Flamengo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (15) por cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Esse tipo de bactéria, que é resistente a grande parte dos antibióticos, foi encontrada em um dos principais rios da cidade, o Carioca, segundo informações do G1, portal de notícias da Globo. Um dos locais contaminados fica próximo à Praia do Flamengo e é frequentado por diversos banhistas e pescadores.

De acordo com a reportagem, as bactérias encontradas produzem uma enzima chamada KPC—característica que impede que os remédios façam efeito contra elas. Em algumas pessoas, podem provocar males como infecção urinária e pulmonar.

A possibilidade de disseminação das bactérias produtoras de KPC para o ambiente já preocupa os cientistas há alguns anos. Em 2010, o Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do IOC publicou um artigo científico apontando a presença destas superbactérias no esgoto hospitalar carioca mesmo após o tratamento.

Assunto: Rio de Janeiro

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Comentários