Asteroide que passará próximo a Terra não representa perigo, diz Nasa.


A Nasa (Agência Espacial Americana) informou que um asteroide de aproximadamente 500 metros de diâmetro irá passar “raspando” pela Terra no próximo dia 26, mas apesar de passar próximo ao planeta, o asteroide não representa perigo. De acordo com a agência, esta é a primeira vez em 200 anos que um asteroide de tal proporção irá passar tão próximo ao nosso planeta. Somente em 2027 está prevista a passagem de um asteroide tão perto da Terra, o 1999 AN10.

Don Yeomans, astrônomo da Nasa, comentou: “No dia 26 de janeiro deste ano, o asteroide 2004 BL86 passará próximo da Terra, e isso é o mais próximo que já ocorreu nos últimos 200 anos”. Porém, apesar de passar bem próximo ao planeta, a NASA descarta a possibilidade de uma colisão. Conforme os cientistas, o asteroide ficará a 1,2 milhão de quilômetros da órbita da Terra. O número representa três vezes a distância da Lua.

“E enquanto ele não representa uma ameaça para a Terra, outro asteroide demonstra preocupação. Apesar de ser relativamente grande, devemos ficar tranquilos, pois ele irá nos oferecer uma oportunidade única para observá-lo a aprender cada vez mais”, disse ainda o cientista. 
Com a passagem do asteroide, a Nasa pretende aproveitar a oportunidade para analisar a estrutura do corpo celeste, batizado de 2004 BL86. Don Yeomans, um dos diretores da agência espacial, disse que os asteroides são algo especial e que “futuramente eles trarão recursos valiosos para humanidade, como água e minérios”. O fenômeno poderá ser acompanhado no Hemisfério Norte através do uso de binóculos potentes ou mesmo de pequenos telescópios. Os astrônomos do Hemisfério Sul já podem acompanhar a trajetória do corpo celeste.

   

Fonte: Oficina da Net