JN mostra farra de presos no maior complexo penitenciário de Pernambuco.

Nesta quarta-feira, dia 7, o Jornal Nacional, da TV Globo, mostrou diversas irregularidades no maior complexo penitenciário de Pernambuco. A reportagem de Édison Silva e Beatriz Castro mostrou como os presos se divertem. "Um grupo participa de um festa com jogo de luzes e música eletrônica dentro de uma cela do presídio Antônio Luiz Lins de Barros, no Recife. Outro grupo prefere o vídeo game. Algumas celas têm aparelhos de TV, ventiladores, frigobar e até freezer". 

A reportagem também mostrou uma cela onde foi instalada uma fábrica de cachaça artesanal. E não para por aí, dentro da unidade, os presos estão construindo quartos sobre as celas. O puxadinho é chamado de ‘barraco’ pelos presos. Algumas celas são bem equipadas e custam caro. “No mínimo mil reais. Chega até a 20, mais ou menos isso”, diz um preso.


Em uma revista feita hoje foi recolhido em um único pavilhão: 58 facões, 56 facas, 14 celulares, além de cola de sapateiro, maconha e crack. O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, afirmou que novos presídios vão ser construídos para reduzir a superlotação. Ele também disse que as revistas serão periódicas, e que não vai admitir a circulação de presos com armas. 

O secretário de Ressocialização de Pernambuco, Humberto Inojosa, responsável pelos presídios do estado, pediu demissão do cargo. Veja a íntegra da reportagem, aqui.
   
Fonte: Jornal Nacional.