Pesquisa afirma que câncer pode ser questão de má sorte.

Um estudo realizado por uma conhecida universidade americana promete causar polêmica. De acordo com o estudo da faculdade 'Johns Hopkins', o principal fator que define a chance de uma pessoa ter câncer é o acaso. "É a má sorte que define quem vai ter câncer, mas do que hábitos de vida ou genética", conforme noticiou o Jornal das Dez, da GloboNews. A pesquisa foi divulgada pela conceituada revista Science.


O câncer se desenvolve quando uma célula tronco sofre uma mutação, ou apresenta um defeito genético. A divisão celular é um processo natural do organismo, que joga fora as células velhas e substitui por novas o tempo todo, quanto mais vezes as células se reproduzem, mas chances de apresentar mutações. Cada orgão tem um ritmo, o pulmão, por exemplo, tem uma produção celular acelerada. Já as células do cérebro se reproduzem mais devagar, por isso o câncer de pulmão é dez vezes mais comum do que o de cérebro. 

Um dos pesquisadores envolvidos no estudo é Bert Vogelstein, professor da Escola Universidade de Medicina Johns Hopkins. Em entrevista para o The Guardian, ele disse: "Todos os cânceres são causados por uma combinação de má sorte, meio ambiente e hereditariedade, e nós criamos um modelo que pode ajudar a quantificar o quanto destes três fatores contribuem para o desenvolvimento da doença".

Batalha contra ebola está longe de acabar, avalia ONU.

O estudo mostra que você pode adicionar ao seu risco de contrair câncer por fumar ou contrair outros modos de estilo de vida pobre, mas segundo o professor, muitas formas da doença são devidas à má sorte de adquirir uma mutação em um gene, independente de como você vive ou fatores hereditários. Ainda de acordo com Vogelstein, a melhor maneira de chegar à cura é descobrindo precocemente o câncer, quando ele ainda pode ser removido através de uma cirurgia. Por isso, sabendo que muitas vezes você não tem controle sobre o surgimento da doença, vá ao médico sempre que possível e faça um check-up completo, já que a sua saúde é o que está em jogo.

Febre Chikungunya assusta o Brasil em 2014.

Momento Verdadeiro com informaçõe da GloboNews e The Guardian*