Bola Preta e Banda de Ipanema levam milhões de foliões às ruas.

Carnaval 2015 - Do Céu da Terra aos tradicionais Bola Preta e Banda de Ipanema, pelo menos duas dúzias de blocos carnavalescos fazem a alegria de milhões de foliões da cidade neste primeiro dia de carnaval nas ruas do Rio de Janeiro. 


Mais antigo e tradicional bloco da cidade, o Cordão da Bola Preta, fundado em 1918, é o último remanescente dos antigos cordões carnavalescos do início do século 20. 

O primeiro dia de desfiles de blocos será encerrado por volta das 18h, com a Banda de Ipanema. Ela foi fundada em 1964, ano do golpe militar, pelo grupo do antigo Pasquim, tendo como fundadores Albino Pinheiro, Jaguar e Ziraldo. A Banda de Ipanema concentrava-se, à época, no Bar Jangadeiros, na Praça General Osório, em Ipanema. O Jangadeiros foi palco de vários movimentos que marcaram a cultura do país, como o Cinema Novo e a Bossa Nova.

Assim que a banda foi criada, seus integrantes desfilavam de terno branco e chapéu de palha. Albino e os demais fundadores satirizam as proibições culturais impostas pela ditadura militar.

Cordão da Bola Preta anima os foliões no Centro do Rio.


De manhã, além do Cordão da Bola Preta, se apresentou o Multibloco, que desfilou na Lapa com o tema Tropicalismo, adaptado ao ritmo de carnaval; Truque do Desejo, fanfarra de pagodes dos anos 90, que desfilou na Glória, zona sul da cidade; o Marcha Nerd, que tinha como tônica fantasias como o personagem da série Guerra nas Estrelas, Darth Vader, que desfilou pela Tijuca, e o Céu da Terra, que se concentrou no Largo dos Guimarães e desfilou em Santa Tereza.

Nesta tarde, os foliões aproveitam o Mulheres do Zeca, que traz clássicos de Zeca Pagodinho em ritmo de carnaval cantados por mulheres; o Toco-Xana, um bloco para “meninas que gostam de meninas”, segundo os organizadores, e que sai às 15h em Botafogo.

São blocos e nomes para ninguém botar defeito: bandas de Madureira e da Freguesia, que sairão no fim da tarde nos bairros do mesmo nome; O Virilha de Minhoca, que desfila no início da noite em Bangu, na zona oeste da cidade; e a Banda da Sá Ferreira, em Copacabana. Um pouco antes, às 16h, desfila o Bloco do Barbas, em Botafogo. O Rebarbas sai logo em seguida.

Nielmar de Oliveira - Agência Brasil
Edição: Washington Luiz