No Panamá, Dilma Rousseff anuncia parceria com o Facebook.


A Presidente Dilma Rousseff, anunciou, esta sexta-feira, 10, na capital do Panamá, uma parceria com o Facebook que tem como objetivo possibilitar o acesso gratuito à Internet por parte das classes mais desfavorecidas. "Esta parceria a que estamos a dar forma -- que consiste em garantir o acesso a diversos serviços através da Internet -- é muito importante", declarou a chefe de Estado brasileira, após um encontro com o fundador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, à margem da VII Cimeira das Américas.

"O Facebook já tem uma parceria em Heliópolis [São Paulo] e este é um exemplo do modelo que pretendemos adotar. Nós, a partir de agora, vamos fazer isso em conjunto, para que, quando chegar em Junho, possamos desenhar um projeto comum cujo objectivo seja a inclusão digital. Mas não é inclusão digital pela inclusão digital, é inclusão digital que possa garantir acesso à educação, à saúde, à cultura à tecnologia", disse Rousseff, citada pela imprensa brasileira.

Junho figura como o mês apontado para o lançamento formal da iniciativa, altura em que Zuckerberg tem prevista uma visita ao Brasil. A cooperação surge no quadro do projeto do Facebook 'Internet.org', uma aplicação informática que disponibiliza a internet a preços muito acessíveis aos dois terços de habitantes em todo o mundo que ainda não se encontram 'online'.

A presidente citou como modelo a ser seguido a parceria que já existe entre o Facebook e a Associação de Moradores de Heliópolis, uma comunidade da zona sul de São Paulo. Lá, o Facebook instalou um laboratório com computadores, com acesso à internet, para oferecer cursos para empreendedores e usuários da plataforma. Apesar da comunidade ter 5 mil comerciantes, 86% deles não têm página na internet, nem sabem como usá-la para aumentar o volume de seus negócios.

Segundo Mark Zuckenberg, a parceria com o governo brasileiro será diferente. A princípio, a rede social ofereceria o sinal de internet às populações mais carentes ou isoladas, e o governo brasileiro disponibilizaria os serviços sociais. Os detalhes da parceria serão informados em junho, quando Zuckenberg vier ao Brasil. Clique Aqui e Leia Mais Notícias. Curta o M.V no Facebook e siga no Twitter. (Fonte: Lusa/SOL)