Corpo de esportista morto em salto no RJ é enterrado em SP.

O corpo do paraquedista Fernando M. Gonçalves, de 36 anos, que morreu em um salto de wingsuit no Rio de Janeiro, foi velado em Mogi das Cruzes (SP) neste domingo (26). Gonçalves morreu ao saltar na Pedra da Gávea na sexta-feira (24). O enterro aconteceu às 17h, no Cemitério São Salvador.

Fernando morava em San Diego, na Califórnia, e havia chegado ao Rio de Janeiro na quarta-feira (22). A filha do esportista, Isabela Feitosa Gonçalves, de 15 anos, fala sobre a perda do pai e pede respeito ao luto da família. "Queria que as pessoas respeitassem o luto da minha família e parassem com as críticas nas redes sociais. A polícia está investigando e não há nada de concreto. Mesmo morando longe ele era um pai muito presente e sempre conseguia estar perto da família. Está sendo difícil conviver com isso. A gente sabe que ele partiu fazendo o que gostava".


Segundo a mãe de Gonçalves, Zélia Monteiro Gonçalves, o filho tinha vindo ao Brasil a trabalho e iria fazer uma surpresa para a família. Neste domingo (26) Zélia comemora aniversário. Ela fala sobre como era a relação do filho com o esporte. "Ele morava no exterior há 15 anos. Aqui no Brasil não abriram as portas para ele, por isso foi procurar apoio no exterior".

Zélia disse também que desde que o filho foi morar fora do país, há 15 anos, não tinha voltado para passar nenhum aniversário ao lado da mãe. Este ano o esportista faria uma surpresa no dia do aniversário dela.

Emocionado, o pai do esportista, Nelson José Gonçalves, agradeceu os amigos do filho pelo apoio. "Gostaria de agradecer a todos os amigos do meu filho que têm levado grande apoio à minha família".

Outros acidentes

No esporte, praticantes de base jump ou paraquedismo usam um macacão que permite planar durante a queda livre ao causar mais resistência com o ar. Os esportistas mais radicais voam próximo a montanhas, aumentando o grau de dificuldade e risco. Para o pouso, é aberto paraquedas antes de chegar ao solo.

Em maio, um dos atletas radicais mais destemidos e conhecidos do mundo, o americano Dean Potter, morreu durante um voo de wingsuit na Califórnia. Desde que o esporte começou a ganhar popularidade, em 2002, cerca de 70 pessoas morreram.

Fonte: G1

Comentários