Tufão Soudelor chega à China provocando inundações, deslizamentos e mortes.

O tufão Soudelor chegou neste domingo, 9, à China e provocou inundações na cidade de Ningde, na província de Fujian, deixando ao menos 12 mortos ao leste da China. Cinco pessoas estão desaparecidas, informou neste domingo a imprensa oficial, segundo a agência France Press. 


O tufão Soudelor, foi considerado o mais violento do ano, em sua passagem pela costa sudeste da China, informou neste domingo a agência estatal de notícias "Xinhua".

O mau tempo causou deslizamentos de terra em áreas rurais próximas à cidade de Wenzhou, da província de Zhejiang, no leste, onde foram registradas as maiores precipitações dos últimos 100 anos, que atingiram principalmente o condado de Wencheng, onde foi registrado 645 milímetros de chuva em 24 horas, segundo o centro de controle e prevenção de desastres naturais da região, informou a agência oficial de notícias Xinhua. 
O tufão, que começou a varrer a China na noite de sábado, afetando cerca de 1,3 milhão de pessoas, de acordo com a agência, e já provocou estragos no valor de 3,8 bilhões de yuans (US$ 617 milhões). O Soudelor, 13º tufão que chega neste ano à China, também causou seis mortes, deixou 102 feridos e quatro desaparecidos, assim como grandes danos materiais, em Taiwan, onde mais de 3 milhões de famílias ficaram ontem sem eletricidade. A eletricidade já havia sido restaurada em parte delas.

A chegada do tufão ao litoral da China, na noite de sábado, fez com que mais de 160 mil pessoas tivessem que deixar suas residências e obrigou o cancelamento de alguns serviços ferroviários. Além disso, foram fechados três aeroportos, o que afetou mais de 500 voos.

O tufão, que foi descrito como o mais poderoso do ano em sua passagem por Taiwan, tem enfraquecido desde então. De acordo com o Centro Meteorológico Nacional, Soudelor deve ser rebaixado à noite para a categoria de tempestade tropical à medida que progride no continente. Pelo menos 250 mil pessoas foram retiradas das províncias de Fujian e Zhejiang, em antecipação à chegada do tufão.


Com informações do Terra e do G1.

Comentários