Justiça aceita queixa-crime de Lula contra comentarista da TV Cultura.

Política - A Justiça de São Paulo aceitou a queixa-crime proposta pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o historiador e comentarista político Marco Antonio Villa, que passa a ser réu na ação em que é acusado de ter cometido os crimes de calúnia, injúria e difamação. Os advogados de Lula afirmam que o profissional da TV Cultura e da Jovem Pan fez "afirmações caluniosas" durante o programa 'Jornal da Cultura - 2ª Edição', veiculado em 20 de julho.

A informação foi divulgada pelo Instituto Lula na terça-feira, 1º de dezembro. Segundo a entidade, Villa teria dito que o ex-presidente “mente”, que é “culpado de tráfico de influência internacional”, além de “réu oculto do mensalão”, “chefe do petrolão”, “chefe da quadrilha” e que teria organizado “esquemas de corrupção”.

Em audiência de conciliação realizada no último dia 19, as partes não chegaram a nenhum acordo e a queixa foi aceita pela 30ª vara criminal de São Paulo na semana seguinte. O advogado Luís Francisco Carvalho Filho, responsável pela defesa de Villa, declarou ao Estadão que estuda a possibilidade de ingressar com um habeas corpus para trancar a ação penal. “O Villa se limitou a exercer o direito de crítica. A reação do presidente Lula é absolutamente descabida, reação de alguém que, mais uma vez, se revela avesso à liberdade de expressão", disse.

Após saber do processo, em setembro, o historiador divulgou nota sobre o caso e afirmou que não se deixaria intimidar. “Não darei um passo atrás. Continuarei combatendo o 'projeto criminoso de poder', sábia definição do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, em um dos votos do processo do mensalão. Tenho por princípio defender os valores republicanos. Vivemos uma quadra histórica decisiva para o Brasil. Não tenho medo. Confio na Justiça do meu país”.

Fonte: Comunique-se

Comentários