São Paulo tem dia mais quente do ano.

O último dia do mês de janeiro foi marcado pelo registro da temperatura mais alta do ano na cidade de São Paulo, com média de 33,7ºC na máxima, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. A máxima registrada pelas estações meteorológicas automáticas foi de 35,9ºC. Com a alta temperatura, os índice de umidade caiu e prejudicou a qualidade do ar na região metropolitana, colocando a capital paulista em estado de atenção.

“O tempo seco e predomínio de sol favorecem a rápida elevação das temperaturas, provocando tardes quentes e com baixos índices de umidade do ar. Isso ocorre devido ao ar seco que predomina há alguns dias sobre parte da Região Sudeste”, explicou o técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário.

Segundo o CGE, janeiro terminou com índice médio de chuvas de 202,2 milímetros na capital paulista, 22% abaixo do esperado para o mês, porém foi o janeiro mais chuvoso dos últimos 4 anos. As regiões da cidade que registram maior quantidade de chuva foram as zonas Leste (245,9mm); Sul, (193,9mm); Oeste, (187,3mm); Centro, (183,1mm); e Norte, (161,7mm).

De acordo com o centro, a segunda-feira (1º) começou com sol entre poucas nuvens e 21ºC, temperatura que deve aumentar ao longo da tarde, alcançando a máxima de 33ºC. A umidade do ar deve cair nos períodos mais quentes, chegando a 30%. O início da noite deve ter chuva rápida, sem região específica para início.

Na terça-feira (2), a madrugada deverá ser quente com sensação de abafamento e temperaturas na marca dos 21ºC. O sol deve aparecer entre poucas nuvens, favorecendo elevação da temperatura, chegando a 31%. Os índices de umidade irão variar entre 35% e 88%. Devem ser registradas pancadas isoladas de chuvas, principalmente no final da tarde.

A quarta-feira (3) também terá sol entre poucas nuvens e termômetros oscilando entre 20ºC ao amanhecer e 30ºC durante a tarde. Os percentuais de umidade ficarão mais baixos, com valores entre 45% e 90%. A previsão é de chuva rápida e isolada no fim da tarde.

Fonte: Agência Brasil.

Comentários