Saiba por que 1º de abril é o "Dia da Mentira".

Por que 1º de abril é Dia da Mentira? Seria bom que alguém explicasse. Pois é, pensando nisso, fomos buscar respostas. Sim! Existem algumas explicações. Parece que tudo começou na França, depois que o rei Carlos IX determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Antes, no calendário antigo, a virada de ano acontecia no dia 25 de março (inicio da primavera), as festividades terminavam no dia 1º de abril.

Acontece que, segundo informações divulgadas pela enciclopédia Wikipédia, em 1964, depois da adoção do calendário gregoriano, alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Então um grupo formado por pessoas que gostavam de tirar sarro resolveu aproveitar a situação para enviar "presentinhos" e convites para festas que não existiam. 

E no Brasil? Em nosso país, o 1º de abril começou a ser difundido no estado de Minas Gerais, onde circulou um periódico de vida efêmera, chamado "A Mentira". O jornal foi lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente. 

Sendo assim, diante de todos estes argumentos, está explicado o porquê do dia 1º de abril ser considerado o Dia da Mentira.

Por: Washington Luiz.

Comentários