EUA retira embargo e pode vender armas ao Vietnã.

Quando anunciou o fim do embargo, Obama estava ao lado do presidente vietnamita Tran Dai Quang
Estados Unidos decide retirar embargo e pode voltar a vender armas de fogo ao Vietnã. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, dia 23 de maio, pelo presidente Barack Obama durante uma visita a Hanói. "Os Estados Unidos levantam totalmente a proibição de venda de equipamento militar para o Vietnã que vigora há cerca de 50 anos".

O presidente dos Estados Unidos está no país para uma visita oficial de três dias. Quando anunciou o fim do embargo, Obama estava ao lado do presidente vietnamita Tran Dai Quang e garantiu que a decisão não foi baseada na China.

O líder norte-americano negou que o fim do banimento de comércio de armas ao Vietnã tenha alguma relação com Pequim. "A decisão de levantar o embargo não foi baseada na China, mas no nosso desejo de completar o que tem sido um processo moroso no caminho da normalização das relações com o Vietnã".

Ao deixar o Vietnã, Obama visitará Hiroshima e será a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos pisará no Parque Memorial da Paz. O local é dedicado às milhares de vítimas da bomba atômica lançada pelos EUA na cidade japonesa durante a 2ª Guerra Mundial. Porém, segundo agências de notícias internacionais, o presidente dos Estados Unidos já adiantou que não vai fazer nenhum pedido formal de desculpas.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários