Juíza enviou a Sérgio Moro pedido de prisão preventiva de Lula.

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva de Luiz Inácio Lula da Silva sob a acusação de que o ex-presidente é o proprietário oculto de um apartamento tríplex no Guarujá. Segundo a 'Agência Brasil', o pedido, encaminhado pela 4ª Vara Criminal de SP para a 13ª Vara Federal de Curitiba, foi junto com o processo que apura se Lula cometeu crime de lavagem de dinheiro. 

O envio do processo foi determinado pela juíza Maria Priscilla Veiga de Oliveira em março após avaliar que os possíveis delitos relacionados ao imóvel estão sob apuração da Operação Lava Jato. Com isso, o processo passará a integrar o conjunto sob responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro. 

Denúncia do MP

Os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo disseram ter colhido dezenas de depoimentos que comprovariam que o apartamento era “destinado” ao ex-presidente e sua família. O MP acusa Lula de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Além de Lula, foram denunciados por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, sua mulher, Marisa Letícia, por participação em lavagem de dinheiro; e seu filho, Fábio Luiz Lula da Silva, por participação em lavagem de dinheiro.

Defesa  

Os advogados de Lula, Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, pediram a impugnação da decisão ao TJ-SP. Eles tiveram a solicitação negada. A defesa do ex-presidente também contestou a remessa do processo para Curitiba. 

 — Não há qualquer elemento concreto que possa vincular o triplex ou a suposta reforma realizada nesse imóvel a “desvios da Petrobras”, como afirma a decisão; o que existe é imputação de uma hipótese, insuficiente para motivar uma acusação criminal, diz a nota.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários