Marcha da Maconha reúne milhares de pessoas no Rio.

Rio de Janeiro - Marcha da Maconha reúne mais de mil pessoas na orla da praia de Ipanema. O tema desta edição foi “A proibição mata todo dia”, em referência às vítimas de confrontos com a polícia, por causa da atual política de repressão. Crianças e pessoas que dependem de remédios feitos à base de maconha participaram da marcha realizada em defesa da descriminalização da droga para uso terapêutico.  

Manifestantes também defenderam a legalização como forma do fim do estigma ao usuário. A marcha contou ainda como uma ala feminina, que protestava contra a criminalização de usuários e o encarceramento de mulheres por causa do tráfico.

Nas contas da Campanha da Proibição Nasce o Tráfico, 230 mil pessoas morreram na guerra às drogas entre 2009 e 2013. Apesar de vendida e consumida em toda a cidade, a repressão à maconha tem caráter classista e racista, disse o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, André Barros, um dos organizadores.

Por conta do histórico de confronto com a polícia em edições anteriores, os organizadores do protesto de hoje fizeram um acordo com a Polícia Militar que apenas acompanhou o protesto. Também foi pedido para que os participantes não fumassem a substância durante a marcha. Com informações da Agência Brasil.

Edição: Washington Luiz

Comentários