Cloud nine: droga causa canibalismo?
Temos visto todos os dias nos noticiários que as drogas têm destruído a vida de milhares e milhares de pessoas pelo mundo. Para se ter uma ideia inicial da quantidade de pessoas dependentes químicas no Brasil, segundo uma reportagem publicada pela revista Época, a população de viciados em crack no país é a maior do mundo, estimada entre um milhão e 1,2 milhão de pessoas. A maioria jovens que poderiam ter um futuro brilhante, mas se tornaram reféns das drogas e para sustentar seus vícios comentem crimes.
Maconha, cocaína, crack ... a lista é grande e a cada dia ouvimos falar de uma nova droga. O tema é sério, mas não é de hoje que alguns tentam se aproveitar dele para gerar pânico pela web promovendo seus boatos maldosos. Por exemplo, recentemente fizemos um post para desmentir o lançamento de uma suposta nova droga chamada de "Docinho" (leia aqui). Agora estamos diante de outra informação que tem gerado preocupação. Você já ouviu falar da Cloud nine? Dizem que é uma nova droga que causa até canibalismo. Será que isso verdade? Um texto, que circula na web, informa que a polícia do Ceará apreendeu grande quantidade desta droga sintética que tem alto poder alucinógeno.
Cloud nine ou 'Sais de Banho' é apontada como causa de canibalismo. Tem um vídeo circulando na internet deixando as pessoas apavoradas. O vídeo foi publicado pelo canal "Vício tem Cura" em maio de 2015. Você pode ver neste link.
Claro que a existência de um tipo de droga como está é uma grave ameaça a sociedade. Porém, não foi comprovado que os ataques registrados nos Estados Unidos e na China foram causado pelo uso da Cloud nine. Veja o que diz o jornal Miami Herald sobre o ataque de canibalismo nos EUA. "Um relatório da autópsia diz testes para um número de drogas de rua, incluindo "sais de banho", deu negativo, e que Rudy Eugene tinha apenas maconha em seu sistema". Já o caso no metrô da China foi uma briga entre um jovem de 28 anos e um professor aposentado de 67 anos. Conforme noticiou o site "The Huffington Post". Como se vê nenhum dos casos acima está relacionado a um possível ataque de canibalismo.
Quando o assunto é drogas, estar informado é muito importante. Mas antes de entrar em pânico precisamos estar alerta porque infelizmente hoje em dia tem gente capaz de tudo, inclusive, aproveitar casos isolados para espalhar boatos maldosos pela redes sociais.
Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
