PEC 241 vai afetar os concursos?

PEC 241 vai afetar os concursos públicos? Um assunto muito falado nos últimos dias, foi a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que impõe o teto dos gastos públicos. Para o presidente Michel Temer, a proposta ajudará o país a reequilibrar as contas públicas. Além disso, vai impedir que a dívida do setor público aumente. 

E quem sonha com uma vaga no serviço público? Tem ou não tem motivos para se preocupar com a PEC 241? Bom! É preciso ressaltar que, segundo a proposta, o poder que extrapolar o teto não poderá fazer concurso no ano seguinte. Então! Se considerarmos que o texto limita por 20 anos os gastos, está PEC seria mais um motivo de preocupação para os concurseiros.

Por outro lado, os concursos não vão acabar. Segundo o professor de direito constitucional, Wellington Antunes, a proposta atinge exclusivamente o governo federal. "Até o momento, concursos estaduais, municipais e distritais não são atingidos pela PEC 241", disse o professor, que ainda ressaltou que é fundamental que as pessoas leiam a PEC, para compreender melhor o teor da proposta. Para Wellington, a população não sentirá tanto impacto negativo em relação às seleções, já que um processo de desaceleração vem ocorrendo desde 2014.

É boato! Campanha Papai Noel dos Correios já tem 17 milhões de cartinhas.

Cabe ressaltar ainda que a PEC 241, aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 10 de outubro, terá que passar pelo segundo turno e pelo Senado Federal para entrar em vigor. "Trata-se de uma proposta, que ainda está no início da tramitação. Nós nem sabemos se ela vai ser aprovada", concluiu o professor.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

Eu apoio Notícias do Momento

Postagens mais visitadas deste blog

PF deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato.

Toffoli determina votação secreta na eleição do Senado.