Com doodle, Google homenageia aniversário do Parque Nacional do Xingu.

O Google, um dos maiores sites de pesquisas do mundo, divulgou, nesta sexta-feira(14/04), um doodle fazendo referência ao Parque Indígena do Xingu, reconhecido oficialmente como a primeira terra indígena pelo então presidente Jânio Quadros, em 1961. Nesta semana, a criação do parque completou 56 anos.

O Parque Indígena do Xingu é considerado a maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo, de acordo com informações da "Wikipédia". Seus principais idealizadores foram os irmãos Villas Bôas, mas quem redigiu o projeto foi o antropólogo Darcy Ribeiro.

Geograficamente localizado ao norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição florística entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica, a área do parque, conta com mais de 27 mil quilômetros quadrados. A região, toda ela plana, onde predominam as matas altas entremeadas de cerrados e campos, é cortada pelos formadores do Rio Xingu, e pelos seus primeiros afluentes da direita e da esquerda.

Ainda de acordo com informações disponíveis na enciclopédia 'Wikipédia', atualmente, vivem, na área do Xingu, aproximadamente, 5 500 índios de quatorze etnias diferentes pertencentes aos quatro grandes troncos linguísticos indígenas do Brasil
O programa 'Expedições', da 'TV Brasil', fez uma reportagem sobre o Parque Indígena do Xingu. O documentário mostra que lideranças do Alto Xingu, desenvolvem um projeto de proteção das nascentes do grande rio que alimenta todo o Parque. Esses mananciais, que ficaram fora da área, têm sido degradados por fazendas de pecuária e de soja. São territórios indígenas sagrados que foram tombados como Patrimônio Cultural do Brasil. Veja o documentário neste link.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro. 

Comentários