Com doodle, Google homenageia aniversário do Parque Nacional do Xingu.

O Google, um dos maiores sites de pesquisas do mundo, divulgou, nesta sexta-feira(14/04), um doodle fazendo referência ao Parque Indígena do Xingu, reconhecido oficialmente como a primeira terra indígena pelo então presidente Jânio Quadros, em 1961. Nesta semana, a criação do parque completou 56 anos.

O Parque Indígena do Xingu é considerado a maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo, de acordo com informações da "Wikipédia". Seus principais idealizadores foram os irmãos Villas Bôas, mas quem redigiu o projeto foi o antropólogo Darcy Ribeiro.

Geograficamente localizado ao norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição florística entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica, a área do parque, conta com mais de 27 mil quilômetros quadrados. A região, toda ela plana, onde predominam as matas altas entremeadas de cerrados e campos, é cortada pelos formadores do Rio Xingu, e pelos seus primeiros afluentes da direita e da esquerda.

Ainda de acordo com informações disponíveis na enciclopédia 'Wikipédia', atualmente, vivem, na área do Xingu, aproximadamente, 5 500 índios de quatorze etnias diferentes pertencentes aos quatro grandes troncos linguísticos indígenas do Brasil
O programa 'Expedições', da 'TV Brasil', fez uma reportagem sobre o Parque Indígena do Xingu. O documentário mostra que lideranças do Alto Xingu, desenvolvem um projeto de proteção das nascentes do grande rio que alimenta todo o Parque. Esses mananciais, que ficaram fora da área, têm sido degradados por fazendas de pecuária e de soja. São territórios indígenas sagrados que foram tombados como Patrimônio Cultural do Brasil. Veja o documentário neste link.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PF deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato.

Toffoli determina votação secreta na eleição do Senado.