Ministro do Supremo cobra afastamento de Aécio Neves.

Olá pessoal. A coisa está ficando feia para o senador Aécio Neves. Na última segunda-feira (12/06), o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, resolveu cobrar o cumprimento da decisão judicial que determinou o afastamento do tucano do mandato de senador.

O afastamento de Aécio de suas funções no Senado Federal deveria ter ocorrido em 18 de maio, porém seu nome ainda consta no painel de votação do Senado e na lista de parlamentares em exercício, como informou uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Cabe ressaltar que o senador Aécio Neves foi afastado após ter sido denunciado pela Procuradoria Geral da República pelos crimes de corrupção e obstrução da Justiça. Aécio foi gravado pelo empresário Joesley Batista, do grupo JBS, pedindo propina e falando em frear a Lava Jato. Por causa disso, a PGR chegou a pedir a prisão de Aécio Neves, porém o ministro Edson Fachin, que é relator da Lava Jato no STF, rejeitou o pedido.

Outro lado


A defesa do senador Aécio Neves afirma que o parlamentar tem cumprido as medidas cautelares determinadas pelo ministro Edson Fachin.

De acordo com o advogado Alberto Zacharias Toron, a defesa já recorreu ao Supremo Tribunal Federal demonstrando não existir previsão constitucional e tampouco regimental sobre afastamento de mandato. 

A defesa informa ainda que já requereu a suspensão dessa medida cautelar. Ainda segundo o advogado de Aécio Neves, no momento, o senador está aguardando manifestação do Supremo e se mantem afastado de todas as suas atividades parlamentares. Com informações da Folha de S. Paulo.

Comentários