Lula ignora condenação e anuncia pré-candidatura.

Lula ignora condenação e anuncia pré-candidatura
Esta semana um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi julgado por três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Lula tinha sido condenado em primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Ao analisar o processo, por unanimidade, os magistrados decidiram manter a condenação do petista e ainda decidiram aumentar a pena que antes era de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão. Esta é a segunda derrota do ex-presidente, que é acusado de receber vantagem indevida de uma empresa privada para reformar um apartamento triplex, que seria de Lula

Mesmo não tendo apresentado provas concretas de que Lula é o proprietário do apartamento no Guarujá, segundo o processo, há indícios de que o ex-presidente recebeu vantagens indevidas, e, após analisarem minuciosamente o processo, os magistrados consideraram os fatos narrados na decisão do juiz Sérgio Moro para dar a sentença a favor de manter a condenação do petista. 

Por outro lado, a defesa do ex-presidente já anunciou que vai entrar com um recurso e também recorrerá aos tribunais superiores para tentar reverter a decisão e provar a inocência de seu cliente. 

Lula não deve ser preso até que se esgotem todos os recursos. Mas, no que diz respeito a uma possível candidatura ao cargo de presidente da República, a situação do petista é bem complicada. Uma vez que, condenado em segunda instância, o ex-presidente Lula corre o risco de ficar de fora da disputa eleitoral deste ano. Com base na Lei da Ficha Limpa, o petista está inelegível. 

O PT e Lula estão confiantes de que ele vai conseguir reverter a decisão. Pouco tempo depois do TRF-4 ter anunciado o resultado do julgamento, a cúpula do PT confirmou que Lula é pré-candidato à Presidência da República.

Washington Luiz, Repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários