Governo diz que reajuste do salário dos ministros do STF “preocupa”.

A gente começa o dia falando sobre um assunto que está preocupando o governo: é o reajuste dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Atualmente em R$ 33 mil e 700 reais, o salário do ministro poderá ultrapassar R$ 39 mil. Ontem, os ministros do Supremo Tribunal Federal aprovaram  o encaminhamento de uma proposta de reajuste de 16,38% de seus salários ao Ministério do Planejamento, como parte do Orçamento 2019 da corte.

Os salários dos magistrados da Suprema Corte são usados como referência de teto aos demais rendimentos do serviço público. Segundo a assessoria do STF, o reajuste de 16,38% não provocaria impacto nos cofres públicos, uma vez que os recursos necessários para o aumento salarial dos ministros seria obtido por um rearranjo interno dos gastos do próprio tribunal.

Entretanto, a equipe econômica trabalha, desde o ano passado, para adiar a aprovação no Congresso Nacional de qualquer reajuste, de forma a atenuar a situação das contas públicas, que enfrentam em 2019 o sexto ano consecutivo no vermelho, com um déficit primário projetado de 139 bilhões de reais. 

O projeto de Lei Orçamentária Anual será enviado ao Congresso até o dia 31 de agosto.Com informações da agência Reuters

Comentários