MPF denuncia ex-presidente Lula por lavagem de dinheiro.

Notícias do Momento - Aqui você fica bem informado.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de ser denunciado pelo Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro. De acordo com os procuradores da Operação Lava Jato, Lula recebeu R$ 1 milhão, através de uma doação para seu instituto, para influenciar as decisões do governante da Guiné Equatorial em favor do grupo brasileiro ARG.

A denúncia está baseada em trocas e-mails envolvendo o ex-ministro do Desenvolvimento do governo Lula Miguel Jorge e a diretora do Instituto Lula e o empresário Rodolfo. As provas foram recolhidas durante a busca e apreensão realizada na sede do instituto durante a  24ª fase da Operação Lava Jato, em março de 2016.

Em um e-mail de 5 de outubro de 2011, Miguel Jorge escreveu para Clara Ant dizendo que Lula tinha interesse em conversar com Geo sobre os empreendimentos na Guiné Equatorial e que o empresário estava disposto a fazer uma “contribuição financeira bastante importante”. 

Na mensagem enviada pelo ex-presidente brasileiro em maio de 2012, a ARG é mencionada como “empresa que já desde 2007 se familiarizou com a Guiné Equatorial, destacando-se na construção de estradas”. Lula diz ainda, no mesmo texto, que acreditava que o país africano passaria a fazer parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Em junho de 2016, a AGR fez uma doação de R$ 1 milhão ao Instituto Lula. Segundo os procuradores, foi o pagamento ao ex-presidente por ter usado sua influência para obter vantagens para o grupo empresarial. Como Lula, tem mais de 70 anos, o crime de tráfico de influência prescreveu. No entanto, o registro como doação é, na denúncia do MPF, uma forma de dissimular o recebimento de recursos de origem ilegal, configurando assim lavagem de dinheiro.

Em nota divulgada hoje (26), o advogado de Lula, Cristiano Zanin, classificou a denúncia como “continuidade a uma perseguição política”. De acordo com o defensor do ex-presidente, não existem elementos que demonstrem que Lula tenha cometido qualquer ilegalidade. O advogado disse ainda que espera que a Justiça rejeite a denúncia. As informações são da Agência Brasil.

Obrigado pela audiência.
Inscreva-se no canal e ative o sino para receber notificações sobre novos vídeos.

Comentários

Eu apoio Notícias do Momento

Postagens mais visitadas deste blog

PF deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato.

Toffoli determina votação secreta na eleição do Senado.