Aprovação do orçamento impositivo: Vitória ou derrota de Bolsonaro?

Entre as notícias mais comentadas do dia, o destaque vai para aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC)  que reduz o poder do Governo Federal sobre o orçamento. 

A pergunta agora é: considerando impasses envolvendo Rodrigo Maia e Bolsonaro, o resultado pode ser considerado - vitória ou derrota do presidente? 

Apoiadores do governo negam derrota em aprovação do orçamento impositivo, mas, a votação, pegou os governistas de surpresa, porque não estava prevista para esta terça. Embora, tenha contado com apoio até do PSL, partido de Bolsonaro. 

O deputado Eduardo Bolsonaro fez questão de ressaltar que ele e o pai são favoráveis à medida. Segundo o parlamentar, essa mudança vai trazer independência para os deputados federais e se trata de uma relação harmônica entre os poderes.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse considerar que o governo tenha mudado de posição sobre o assunto. Uma vez que, a posição favorável de Eduardo Bolsonaro retira a impressão de que era um movimento da Câmara contra o Poder Executivo.

Na prática, isso reduz o poder do governo sobre os gastos, já que haverá menos remanejamento das despesas, ou seja, fica parecendo que a nova política se omitiu e a velha vai dizer quem gasta, quanto gasta, onde gasta. 

A matéria ainda será analisada pelo Senado.

Comentários