YouTube diz que não existem vídeos da Momo em sua plataforma.

Circula pelo WhatsApp a informação de que existem vídeos da Momo, para quem não se lembra, Momo é uma boneca que surgiu no aplicativo causando preocupação por propor desafios aos jovens. 

Agora, estão querendo ressuscitar a boneca, que estaria infiltrada em vídeos aparentemente inocentes no YouTube Kids . Neles, Momo interrompe cenas em que crianças estão brincando ou fazendo comentários sobre Minecraft para dar instruções de como se matar cortando os próprios pulsos e como usar objetos cortantes para atacar familiares.

Embora esta informação tenha gerado muita preocupação, até o momento, sabe-se que tudo isso não passa de mais uma corrente maldosa que circula pela WhatsApp. Uma vez que, ninguém ainda compartilhou links do vídeo no YouTube ou mesmo no YouTube Kids. 

Além disso, o Google informa que não recebeu pedidos de remoção desse tipo de conteúdo. Cabendo ressaltar que os vídeos usados como exemplo são divulgados pelo WhatsApp.

No estado da Bahia, devido a repercussão do caso, o Ministério Público já instaurou investigação e também notificou YouTube e WhatsApp para que removam os vídeos da Momo

A verdade sobre a Momo: A boneca não foi criada com o objetivo de induzir crianças e adolescentes a nada, muito menos incitar ao suicídio ou à violência. Ela foi criada como uma escultura em 2016 por um artista plástico. Foi exposta em uma galeria de arte em Tóquio em uma exposição sobre fantasmas. A inspiração veio de uma lenda japonesa em que uma mulher morre no parto e retorna para assombrar os vivos. (Com informações do portal UOL).

Obrigado pela audiência.

Comentários