Instagram bloqueia visualização de curtidas.

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas mundialmente, somando mais de 1 bilhão de usuários. Focado em imagens e vídeos, é a rede social escolhida para compartilhar estilo de vida, viagens, beleza e bem-estar.

Na última semana, o Instagram decidiu fazer um teste e retirar a visualização de quantas curtidas a foto recebeu. Segundo o comunicado oficial, esse teste é uma estratégia para diminuir a “competição” entre seus seguidores, além de fazer com que as pessoas foquem mais no conteúdo, e não esperar somente pelas curtidas.

A rede social afirma que essa foi a maneira que encontraram para evitar ou reduzir o prejuízo à saúde mental das pessoas ansiosas por likes, tentando incentivar as pessoas a contarem suas histórias, sem se preocupar quantas curtidas receberão.
Segue, Redes Sociais, Vetor, Cor, Instagram
Posição do Instagram sobre o bloqueio da visualização de curtidas

A empresa relata estar feliz com os resultados iniciais do teste similar que foi feito no Canadá, mas afirma que ainda desejam compreender se essa alteração muda a experiência de usabilidade da rede social.

O teste gerou debate sobre se a alteração vai gerar impactos positivos na saúde mental dos usuários. O psiquiatra Jorge Jaber afirma que possivelmente possa trazer um certo equilíbrio no uso da plataforma. Ele destaca que essa alteração no Instagram é uma oportunidade para pensar e debater o impacto que as redes têm causado nos jovens. 

Especialistas frisam que as redes sociais não têm a capacidade de causar doenças mentais por si só, sendo que a maioria dos transtornos mentais são multifatoriais, ou seja, englobam fatores biológicos, genéticos e culturais. 

As redes sociais mostram uma realidade perfeita, que não existe. Em tempos em que se busca pela perfeição é grande, é necessário saber que ela não existe. 

Ainda existem muitas pessoas que, para receber muitas curtidas, fazem loucuras e, inclusive, investem em mudanças no corpo. Não é incomum, na busca pela perfeição, as pessoas investirem em anabolizantes, fazer pacotes em salões de beleza com serviço de maquiagem e cabelo diário, entre outros para aparecem bem na foto.

A grande preocupação é quando essas pessoas, com o intuito de receber muitas curtidas, chegam a se endividar para mostrar que tem recursos, comprando roupas de marcas famosas, calçados e acessórios, bem como veículos e outros. Existe até aquelas que fazem consórcio para silicone, a fim de aumentar os seios e glúteos, entre outras modificações no corpo.
Twitter, Facebook, Juntos, Intercâmbio De Informações
Tirar somente a visualização das curtidas não irá evitar os transtornos mentais, mas pode contribuir para diminuir os casos.

Essa mudança pode beneficiar principalmente os adolescentes e jovens, que muitas vezes se sentem mal por suas publicações não receberem tanta “atenção” do que as postagens de seus amigos. 
Mudança que não agradou todos os usuários

A medida não agradou a todos, os descontentes são vários, incluindo influenciadores digitais e até o próprio presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Os influenciadores não ficaram somente nas queixas, e começaram a pensar em formas diferentes para burlar este bloqueio, seja postando capturas de tela mostrando o número de curtidas ou comentando em suas próprias postagens. 

Os profissionais temem que o bloqueio das visualizações afete negativamente o engajamento, além de temer que os anunciantes desanimem de investir na divulgação mediante influenciadores digitais. 
As agências de publicidade e os influenciadores possuem esse “apego” aos números, pois é dessa forma que conseguem mais contratos, é dessa maneira que mostram aos clientes o quanto o trabalho deles é relevante, além de mostrar a dimensão do alcance de seu perfil.

Muitos alegam que o teste foi, na verdade, para incentivar os influenciadores a impulsionarem seu conteúdo de forma paga, serviço oferecido pelo próprio Instagram. O algoritmo de exibição de conteúdo da rede também leva em consideração o número de curtidas, deixando uma dúvida de como o fim da contabilização de curtidas influenciará na mudança desse algoritmo. 

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site Consórcio.org.

Comentários

Eu apoio Notícias do Momento

Postagens mais visitadas deste blog

PF deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato.

Toffoli determina votação secreta na eleição do Senado.