PF cumpre mandado de busca e apreensão na casa do presidente do PSL.

A gente acorda nesta terça-feira com a notícia de que a Polícia Federal está cumprindo um mandado de busca e apreensão na residência do presidente do Partido Social Liberal, partido do presidente Jair Bolsonaro. Neste podcast você confere detalhes desta operação. Sou Washington Luiz, repórter do canal Notícias do Momento. 

A cidade de Jaboatão do Guararapes, no estado de Pernambuco, amanheceu com agentes federais nas ruas, o destino: a casa do deputado federal Luciano Bivar, atual presidente do PSL. A PF cumpre mandado de busca e apreensão na casa do parlamentar. Também são cumpridos mandados na sede do PSL e em uma gráfica.

Trata-se de uma  que operação apura o uso de candidatura laranja na eleição de 2018. Autorizado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, atendendo a um pedido do Ministério Público Eleitoral, os nove mandados são para a Operação Guinhol. 
O objetivo da ação é apurar se houve fraude no emprego dos recursos destinados às candidaturas de mulheres. Isso porque, ao menos 30% dos valores do Fundo Partidário deveriam ser empregados em campanhas femininas. No entanto, segundo a Polícia Federal, há indícios de que o dinheiro foi desviado e usado por outros candidatos.

Apesar da Polícia Federal não ter informado hoje qual candidatura é alvo da operação, segundo reportagem do portal G1, uma das investigadas, desde fevereiro, é a de Lourdes Paixão. A campanha dela recebeu R$ 400 mil da direção nacional do PSL. A candidata a deputada federal obteve 274 votos em 2018.

Outro lado, a defesa do presidente do PSL diz que vai colaborar com as investigações da PF. Mas ressalta que esse inquérito está se arrastando há muito tempo, e que tudo foi esclarecido, portanto, segundo a defesa, não havia necessidade alguma dessa busca e apreensão. 

Tudo indica que o presidente Bolsonaro, que não chegou a deixar o partido oficialmente, como se costuma dizer, deve abandonar o navio antes que afunde de vez. No final da semana passada, o advogado de Bolsonaro solicitou acesso a dados financeiros do PSL. O objetivo é saber como Bivar está manejando as contas da legenda.

Comentários