Bolsonaro diz que atos pró-democracia são "o grande problema do momento".

O Brasil vive um momento difícil e não é só por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. Para o presidente Jair Bolsonaro, manifestações como as do último domingo são o grande problema no momento. Este é tema deste podcast. 

Pessoal, na manhã desta segunda-feira, Jair Bolsonaro falou com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.  Ele disse que "o grande problema" do momento são as manifestações como as ocorridas ontem em defesa da democracia e contra o governo. Para Bolsonaro, a oposição está começando a colocar as mangas de fora.

Ocorridos em pelo menos 20 capitais, os atos contra o governo foram pacíficos e a maioria dos manifestantes usaram máscara e teve bastante cartazes com dizeres contra o racismo e o fascismo.

Bolsonaro afirmou que não é possível resolver todos os problemas do país de uma vez. Ele usou uma linguagem figurada comparando o país a um corpo com câncer metastático. O presidente garantiu que vai fazer arrumações, mas de forma gradual. Começando pelo STF, já que cabe ao presidente da República indicar um ministro para a Corte em novembro. Com isso, o presidente sinalizou que começa arrumando a casa. Cabendo ressaltar que o ministro Celso de Mello se aposentará no segundo semestre.

As manifestações contra o governo ocorrem no momento em que atos antirracistas ganham as ruas do mundo. Os protestos contra o racismo foram impulsionados pela morte de George Floyd, nos Estados Unidos.

Comentários