Pular para o conteúdo principal

Zoom ou Google Meet: qual dos apps de videochamada é o melhor para você?

As chamadas de vídeo já eram muito utilizadas em empresas e pessoas que precisam conversar com quem está longe. Mas, agora que estamos todos ficando mais tempo em casa e trabalhando em home office, elas se tornaram ainda mais importantes. Com isso, muitas pessoas que nunca haviam conversado por essas ferramentas antes, agora precisam usá-las diariamente. Nesse contexto, surge a dúvida: qual das opções é a melhor?

Duas ferramentas de videochamada se destacam entre as várias que são disponibilizadas por aí: o Zoom e o Google Meet. Se você quer saber qual das duas escolher para suas conversas em vídeo, continue lendo esse texto. 

Saiba mais sobre as ferramentas

Antes de tudo, vamos apresentar esses dois concorrentes a você. Começando pelo Zoom, ele é feito pela Zoom Video Communications, uma empresa especializada em soluções de comunicação a distância, fundada em 2011, na Califórnia. Ela oferece desde sistemas de telefonia, serviços para salas de reunião e apps para fazer palestras online, para isso, basta ter um bom plano de internet. Mas seu produto mais famoso é mesmo o Zoom Meetings, aplicativo de videoconferência. Com a quarentena, o sistema chegou a mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo. 

Já o Meet é feito pela Google, conhecida empresa de tecnologia que oferece desde o mecanismo de buscas mais utilizado na internet, passando pelo Gmail e também pelos sistemas Android, dos celulares. É interessante observar que o serviço de videochamada do Google para o público em geral era o Hangouts, integrado com o Gmail, enquanto o Meet era restrito a empresas que pagavam para usar os planos G Suite. 

Contudo, como a Google percebeu que a Zoom estava conquistando uma fatia importante do mercado, ela modificou sua estratégia e lançou versões gratuitas do Meet. 

Semelhanças e diferenças do Zoom e Google Meet

A princípio, o Google Meet e o Zoom possuem a mesma função: ambos servem para  dconversar com pessoas por videoconferências. Além disso, os dois aplicativos prometem boa qualidade de som e imagem, funcionam tanto no computador quanto nos aplicativos móveis (para Android e iOS) e permitem que você faça apresentações de slides ou outros conteúdos durante as reuniões pela internet. 

Contudo, algumas características de cada plataforma ajudam a diferenciar Google Meet e Zoom, podendo ser decisivas para você escolher entre as duas.

Zoom ou Google Meet: qual dos apps de videochamada é o melhor para você?O Meet ganha destaque por ser completamente integrado com todos os outros serviços da Google, como o Gmail, Agenda e o Drive. Se você já usa esses serviços, pode ser mais fácil integrar esse sistema à sua rotina. Além disso, a Google afirma que o Meet é mais seguro, uma vez que o Zoom apresentou algumas falhas nesse sentido, nos últimos tempos. 

Já o Zoom foi desenvolvido por uma empresa especializada em telecomunicações, oferecendo uma qualidade superior naquilo que realmente importa — as reuniões pela internet —, além de algumas funções exclusivas. Entre elas, um quadro branco para fazer trabalhos em equipe durante as videochamadas e mais controles para as interações entre os participantes. 

Planos e Preços

Como dito, os dois serviços têm versões gratuitas, agora que a Google resolveu colocar o Meet para competir de frente com o Zoom. 

Nesse ponto, aliás, encontramos uma grande diferença entre os dois serviços: o plano grátis da Zoom limita a duração das reuniões em 40 minutos, enquanto o Meet permite até 24 horas, em uma promoção especial até o dia 30 de setembro de 2020. Depois, as reuniões também serão limitadas em uma hora, para os usuários que não pagam. Ambos os serviços suportam videochamadas com até 100 pessoas nesses planos. 

Depois disso, os planos da Zoom custam a partir de US$ 14,99 por usuário. As maiores vantagens dos pacotes pagos da empresa são a duração ilimitada das videochamadas, o armazenamento das reuniões em vídeo, áudio ou transcrição, além da possibilidade de fazer reuniões com até 1000 participantes, de forma organizada. 

Já no Google, para ter um plano pago, você precisa adquirir a G Suite, que inclui os outros serviços da empresa. O Plano Essentials parte de US$ 10 por usuário, mas está sendo oferecido gratuitamente até 30 de setembro. Entre seus diferenciais, estão a maior duração das reuniões, o armazenamento de até 100 GB em arquivos no Google Drive e a realização de chamadas com até 150 pessoas. Há também a opção Enterprise da G Suite, com preços sob consulta, que possibilita encontros com 250 participantes, oferece ainda mais espaço no Drive e atendimento especial da equipe da Google. 

Qual é o melhor: Zoom ou Google Meet?

Se você realiza algumas videoconferências no dia a dia e não precisa de uma solução paga, o Google Meet pode ser a opção mais conveniente, ainda mais se você já usa os outros serviços da mesma empresa. Por outro lado, se as reuniões online são extremamente importantes para o seu trabalho e você pretende investir em um plano pago, o Zoom pode valer mais a pena. Além disso, é possível integrar o Zoom Meetings com outros serviços de telecomunicações da empresa, como os de telefonia, por exemplo. 

Mas, no fim das contas, a verdade é que as duas ferramentas são muito eficazes e você encontrará o que precisa em qualquer uma das duas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo Som de trombetas no céu de Israel é real?

O mundo tem sofrido muitas mudanças. Por conta destas mudanças, muitos acreditam que a segunda vinda de Jesus Cristo está bem próxima. Será que já estamos vivendo o Apocalipse bíblico? Bom! De tudo que já ouvi até hoje, apenas uma coisa é certa. A morte chegará em algum momento para cada um de nós, e não poderemos fazer nada. Ela poderia ser o fim, mas para quem crê, a morte é um novo começo ao lado de Deus.

Fim do mistério! Vídeo Som de trombetas vindo do céu em Jerusalém.

Recentemente fiz um post, que você pode ler na íntegra neste (link) comentando uma notícia falsa de que a Nasa tinha confirmado uma catástrofe no Brasil. Agora vou falar sobre um vídeo, intitulado: "Som de trombetas no céu de Israel", que foi publicado no Youtube no inicio do mês de outubro e já tem mais de 150 mil visualizações.

Lei sobre ‘chip da besta’ desrespeita à Constituição, diz PGL.

Cientista choca ateus ao confirmar que a oração tem o poder de curar doenças?

Papa Francisco vai visitar Congregação…

Você está no Cadastro Único do Governo Federal.

Os últimos dias têm sido difíceis para milhões de brasileiros devido a pandemia de coronavírus, que assola o mundo. Vivemos momentos de incerteza e diferente daqueles que tem condições de receber um tratamento adequado em caso de contaminação e até uma possível complicação do quadro desencadeado pela Covid-19, que pode ser fatal, sabemos que o sistema de saúde pública não terá condições de suportar uma demanda alta. E é por isso que somos obrigados a ficar em casa de quarentena.  Mas, além da Covid-19, temos outro problema. Como se manter durante a quarentena? Então! Eis que uma pequena luz se acende. Só que, ao que parece, esse auxílio ainda não chegou a milhões de famílias. Pais de família e donas de casa, trabalhadores informais e desempregados que todos os dias acessam o sistema e se deparam com uma mensagem que avisando: Você está no Cadastro Único do Governo Federal.As condições para recebimento do Auxílio Emergencial serão avaliados com os seus dados do Cadastro Único. Lembram…

Casal da Cedae chega de Kombi pede amostra de água e assalta residência [é boato].

Assunto: Boatos que circulam pela internet Homem e mulher disfarçados com uniforme da Cedae realizam assaltos à residências. Casal usando uniforme da Cedae assaltam residências. Olá pessoal. Está circulando pelo Facebook e também pelo WhatsApp um texto alertando que um casal usando o uniforme da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) estaria realizando assaltos à residências. 
Segundo o texto, eles chegam de Kombi e dizem que vão fazer coleta de água para análise."Se chegar uma kombi na porta da sua casa com um homem e uma mulher com uma pasta dizendo que é da cedae que veio tirar amostra da água, não atenda que é assalto são bandidos espalhe pra todo mundo da vizinhança". É fato que, recentemente, foi constatado pelas autoridades que ocorreu um aumento deste crime. Por exemplo, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o roubo à residência aumentou 97,36% do primeiro semestre do ano passado para este. De janeiro a julho de 2017, foram registrados 75 casos. …