Mãe afirma que perdeu guarda do filho por ser vegana

Será que Uma mãe pode perder a guarda do filho por ser vegana? A resposta para é complicada, mas —ao que parece  depende do entendimento da Justiça. Se for pensar em estilo de vida é preciso entender que o veganismo vai além da alimentação e de que forma isso poderia afetar a relação familiar. Digo isto porque a notícia de que uma mãe teria perdido a guarda do filho por ser vegana teve repercussão na imprensa e redes sociais.

O caso em questão aconteceu em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A mãe, identificada como Patrícia Garcia, alega que perdeu a guarda do filho, de um ano e dois meses, por ser vegana e por discriminação étnico-religiosa. 

A decisão judicial foi desfavorável a mãe porque houve o entendimento de que ela foi negligente e que a criança corria riscos de saúde. No mês passado, a Vara da Infância e Juventude de Foz do Iguaçu decidiu que a guarda do menino foi transferida ao pai de forma provisória, pois a criança apresentava grave quadro de saúde e não estava com a vacinação em dia.

A mãe — que cuidou sozinha do filho desde a gestação — tem de provar agora que não foi negligente. Ela fez um abaixo-assinado on-line que, até sexta-feira (18), contava com mais de 90,6 mil assinaturas. A defesa dela entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Cabendo ressaltar que a transferência da guarda ocorre em casos excepcionais e, nessa situação, teve como base informações apresentadas pelo relatório da rede de proteção de Foz do Iguaçu e parecer do Ministério Público do Paraná (MP-PR). 

Segundo informações relatadas à Justiça,  a mãe não permitia que a criança consumisse alimentos com proteína animal. Além disso, indica que ela não concordava com a aplicação de vacinas por questões pessoais e porque algumas eram de origem animal.

O processo de transferência de guarda teve início após o processo de separação e partilha de bens do casal.Neste momento, a defesa aguarda que a decisão liminar do processo, que tramita em segredo de Justiça, seja revertida. Com informações do G1.



Comentários