Operação no Jacarezinho dá início ao novo projeto de ocupação de comunidades.

Um novo projeto de ocupação social de comunidades teve início  na manhã desta quarta-feira (19) no Rio de Janeiro. De acordo com informações do g1, a ação, com 1.200 homens, começou pelo Jacarezinho, na Zona Norte da cidade — onde em maio de 2021 uma operação policial terminou com 28 mortos, a mais letal da história do estado. A comunidade é dominada por uma facção do tráfico de drogas.

O Governo do Estado chama o novo projeto de ocupação social de comunidades de Cidade Integrada. Ele é uma espécie de reformulação do programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), criado em 2008.

Ainda segundo o g1, a intenção de reformar o projeto adotado pelas UPPs foi anunciada em maio de 2021. “O estado não estava presente, não tinha serviço lá dentro”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL) na ocasião.

Nesta quarta, Castro comentou o início do Cidade Integrada nas redes sociais. “Damos início a um grande processo de transformação das comunidades do Estado do Rio. Foram meses elaborando um programa que mude a vida da população levando dignidade e oportunidade. As operações de hoje são apenas o começo dessa mudança que vai muito além da segurança”, escreveu.

Agentes da Polícia Civil saem da Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio, e caminham em direção à comunidade do Jacarezinho — Foto: Reprodução/ TV Globo


Comentários