Mísseis atingem Kiev à espera de ataque russo

Momento Verdadeiro - Infelizmente, a capital da Ucrânia foi atingida por mísseis russos na manhã desta sexta-feira (25). 

Além disso, a agência nuclear ucraniana registrou aumento dos níveis de radiação na extinta usina e isso aumenta mais o clima de tensão, uma vez que, as tropas russas capturaram a antiga usina nuclear de Chernobyl, que fica ao norte de Kiev.

Enquanto as forças militares da Rússia avançam, o presidente Volodymyr Zelenskiy faz um apelo à comunidade internacional para que faça mais do que sanções econômicas, uma vez que,  que essas sanções até agora não são suficientes.

Biden anuncia maior sanção econômica da história à Rússia

Cerca de três milhões de pessoas, segundo informações da agência de notícias internacional Reuters, foram surpreendidas com ataque aéreo e as sirenes soaram. Há, neste momento, muitas pessoas  abrigadas em estações de metrô.

Mais cedo, autoridades ucranianas informaram que uma aeronave russa havia sido abatida e se chocado com edifício em Kiev. 

As tropas ucranianas se esforçam para defender Kiev, mas, de acordo com um alto funcionário da Ucrânia, as forças russas devem entrar em áreas fora da capital ainda nesta sexta-feira.

Zelensky afirmou que as tropas russas estão atrás dele, mas prometeu permanecer em Kiev. A Rússia lançou invasão por terra, ar e mar nessa quinta-feira, após declaração de guerra de Putin, no maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

O Conselho de Segurança da ONU deve votar ainda hoje proposta de resolução que condena a invasão e exige a retirada imediata de Moscou, embora a Rússia tenha poder de veto sobre a medida. 

A China, que assinou tratado de amizade com a Rússia há três semanas, recusou-se a descrever as ações de Moscou como invasão.

Como a Rússia é um dos maiores produtores de energia do mundo, e, além disso, junto com a Ucrânia são importantes exportadores de grãos. A guerra e as sanções vão afetar as economias de todo o mundo. Os preços do petróleo e dos grãos subiram. 

(Com informações da Reuters e Agência Brasil)

Comentários