Flamengo x Vasco: análise crítica do primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca

O que faz um time vencer um jogo de futebol? Essa é uma pergunta que muitos fazem, e foi justamente o que aconteceu no clássico entre Vasco e Flamengo, válido pela semifinal do Campeonato Carioca. O Flamengo saiu vitorioso, mas será que jogou o suficiente para merecer a vitória?

O blog Momento Verdadeiro faz uma reflexão sobre a partida, destacando que, apesar do bom desempenho de Arrascaeta, o time de Vitor Pereira ainda não convenceu. O jogo foi muito disputado, como sempre acontece nesses clássicos, e o técnico do Vasco, Maurício Barbieri, assumiu uma responsabilidade extra ao mudar a escalação da equipe depois de vencer o Flamengo na partida pela Taça Guanabara. A intenção era preservar Alex Teixeira de maiores obrigações defensivas e aproximá-lo da grande área e de Pedro Raul, o que se mostrou uma medida acertada.

No entanto, a construção que Barbieri encontrou para isso não foi a melhor. Ele recuou Andrey Santos para fazer o papel de primeiro volante e escalou Galarza para completar uma segunda linha de quatro, à frente da linha defensiva. O meio-campista paraguaio não deu conta do nível do jogo e o recuo de Andrey Santos para jogar como primeiro volante dá a sensação de que o jogador está sendo subaproveitado.

Rodrigo, que havia marcado bem os jogadores do Flamengo não esteve em campo e sua ausência abriu caminho para o Flamengo criar as jogadas mais pelo meio de campo, onde o time de Vitor Pereira, por questões de virtudes individuais, cria melhor. 

O Flamengo tomou a frente desde o início, dominando com posse de bola e finalizações. Mesmo após sofrer gol, o time continuou ofensivo e empatou com Arrascaeta, seguido por Pedro marcando o segundo gol e garantindo a virada antes do intervalo. Na segunda etapa, o Flamengo continuou superior, mas o Vasco conseguiu empatar novamente em contra-ataque. Everton Ribeiro entrou em campo e participou de jogadas importantes, culminando no gol de Fabrício Bruno, que garantiu a vitória do Flamengo. Apesar da expulsão de Matheus Gonçalves que recebeu o segundo cartão amarelo, o rubro-negro segurou a vantagem e dominou o jogo até o final.

Análise da derrota do Corinthians para o Ituano no Campeonato Paulista

No fim das contas, a pergunta inevitável é: por que mexer no time que ganhou? Será que essa mudança foi realmente necessária? O jogo foi bastante interessante taticamente e gerou diversas reflexões. E você, o que achou do jogo? Compartilhe sua opinião nos comentários. Com o placar, o Flamengo tem a vantagem do empate no jogo de volta, que acontece no próximo domingo (19), às 18h, no Maracanã. 

Comentários