Homenagem a Paulo Caruso: um talento inesquecível

Hoje é um dia triste para o mundo da arte e da cultura brasileira. O cartunista Paulo Caruso, irmão gêmeo do também cartunista Chico Caruso, faleceu aos 73 anos de idade, neste sábado, 4 de março, no Hospital 9 de Julho em São Paulo, onde estava internado.

Nascido em 6 de dezembro de 1949, na capital paulista, Paulo Caruso foi um talentoso caricaturista, ilustrador, chargista e músico. Embora tenha cursado arquitetura na Universidade de São Paulo (USP) no início dos anos 1970, nunca exerceu a profissão e acabou se dedicando à arte do desenho.

Em 1985, no Salão de Humor de Piracicaba, no interior de São Paulo, Paulo uniu a paixão pela música ao amor pelos cartuns e montou uma banda só com cartunistas. A partir daí, sua trajetória individual foi marcada por diversos prêmios e reconhecimentos, mas ele nunca deixou de colaborar e fazer parceria com o irmão Chico.

Em 1994, Paulo Caruso recebeu o prêmio de melhor desenhista pela Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA, um reconhecimento mais do que merecido por sua arte única e pelo seu talento inquestionável.

Com sua partida, o Brasil perde um dos grandes nomes da arte gráfica e do humorismo. Seu legado, no entanto, permanecerá vivo e continuará inspirando novas gerações de artistas e cartunistas.

Descanse em paz, Paulo Caruso. Obrigado por todo o humor e alegria que você trouxe para nossas vidas.

Para quem quer conhecer mais sobre o talento de Paulo Caruso, recomendamos o livro "Se Meu Rolls-Roice Falasse". Nesta coletânea, o cartunista registra com humor a gestão do governo Lula. Compre pelo nosso link seguro e receba em casa.


Comentários