💣 Lojas Americanas: Fraudes Financeiras de R$40 bilhões! 😱😱😱

Americanas Fraude
Fala, galera do Momento Verdadeiro! Trazendo aqui uma notícia bombástica sobre as Lojas Americanas. Sabe aquelas demonstrações financeiras que todo mundo espera ansiosamente para ver como a empresa está indo? Pois é, parece que as coisas não estavam tão boas assim.

A companhia divulgou recentemente que encontrou fraudes nas suas demonstrações financeiras. E olha só, o valor dessas fraudes preliminares e não auditadas ultrapassa a incrível marca dos R$ 40 bilhões! É dinheiro pra caramba, minha gente!

Mas como diabos isso aconteceu? Bom, a Americanas disse que as fraudes ocorreram por meio de uma tal de Verba de Propaganda Cooperada (VPC). Essa verba é negociada entre a indústria e o varejo e serve para cobrir gastos com publicidade e propaganda, além de impulsionar as vendas de certos produtos.

O problema é que a Americanas aparentemente criou contratos de VPC artificialmente, sem a participação dos fornecedores, só para melhorar os resultados da empresa. E isso não é legal, galera! É uma manobra contábil suspeita que inflou os números e iludiu todo mundo.

E não para por aí! A empresa também não contabilizou adequadamente operações de crédito e financiamentos que fez com instituições financeiras e fornecedores. Aí fica difícil ter uma noção real do endividamento da companhia, né?

Agora, a pergunta que não quer calar: quem é o culpado por toda essa bagunça? Segundo a própria Americanas, a culpa recai sobre a diretoria anterior da empresa. Tem um pessoal aí que foi apontado como participante dessa maracutaia toda: Miguel Gutierrez, ex-presidente da Americanas; Anna Christina Ramos Saicali, ex-presidente da Ame Digital; José Timótheo de Barros, ex-diretor responsável por lojas físicas; Márcio Cruz Meirelles, ex-diretor de plataformas digitais; Fábio da Silva Abrate, ex-diretor de relação com investidores da B2W e ex-diretor da Ame Digital; Flávia Carneiro, que atuava na controladoria da empresa; e Marcelo da Silva Nunes, ex-diretor financeiro da B2W.

Parece até um time de vilões de filme, não é mesmo? Eles já foram afastados de suas funções executivas em fevereiro, mas aí já era tarde demais, a bomba já tinha explodido.

Agora a Americanas está tomando providências. O Conselho de Administração orientou a empresa a apresentar o relatório às autoridades competentes e tomar as medidas necessárias para buscar o ressarcimento dos danos causados pela fraude. E o atual presidente da empresa, Leonardo Coelho Pereira, está até participando de uma CPI na Câmara dos Deputados para discutir sobre o caso. É pressão pra caramba!

Boa dica - Fortes Financeiramente: Domine suas finanças - clique aqui

É, minha gente, mais um caso triste de fraude no mundo dos negócios. É sempre uma decepção quando descobrimos que empresas nas quais confiamos não são tão honestas quanto parecem. Agora só nos resta esperar para ver quais serão as consequências para a Americanas e se ela conseguirá se recuperar dessa situação complicada.

Descontos para carros pode durar apenas um mês - Saiba mais aqui

E vocês, o que acharam dessa história toda? Ficaram surpresos com as fraudes nas demonstrações financeiras da Americanas? Comentem aí embaixo e vamos trocar uma ideia sobre esse assunto!

Boato Desmentido: Óculos Gratuitos na UBS - Saiba mais aqui

Comentários