Tragédia no Pantanal: Mais de 1.000 cabeças de gado morrem de frio em Mato Grosso do Sul 😢

foto gado morto no MS
E aí, pessoal! Temos uma notícia triste para compartilhar com vocês. Mais de 1.000 cabeças de gado foram vítimas do frio intenso que atingiu o Mato Grosso do Sul nos últimos dias. A galera da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) calcula que os produtores rurais tenham tido um prejuízo de cerca de R$ 3 milhões com essa tragédia. As informações foram divulgadas pelo portal G1.

Essas mortes tristes aconteceram principalmente na região da Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense. A equipe da Iagro está correndo de um lado para o outro, visitando as propriedades onde há suspeitas de que os bichinhos tenham morrido por causa do frio congelante. Até agora, eles já confirmaram a morte de 1.071 cabeças de gado. E olha só, os termômetros de Corumbá, nessa última madrugada de sexta-feira (16), marcaram 11°C, mas com uma sensação térmica ainda mais baixa, 9°C.

O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, disse que foram as temperaturas mais baixas do ano! E acreditem, ainda temos o risco de ocorrerem mais mortes de animais. Que situação, né?

Mas, segundo o próprio Daniel, essas mortes não são tão incomuns assim no Pantanal. Infelizmente, casos parecidos já aconteceram por lá antes. Essa manhã mesmo (16), cerca de 25 bezerros foram encontrados mortos em uma fazenda de Corumbá. O fazendeiro, que preferiu não se identificar, disse que os animais estavam esperando para ir ao Pantanal assim que as águas baixassem na vazante. Eles seriam usados para criação e gado de corte. Coitadinhos, tinham entre cinco e oito meses de idade. 

E essa não é a única má notícia, galera. Em Campo Grande, na quinta-feira (15), a mínima registrada foi de 7,2ºC, considerada a menor do ano, igualando a quarta-feira (14). Ou seja, tá realmente fazendo um frio daqueles!

Mas pode ficar tranquilo, que o frio vai dar uma trégua no fim de semana. A partir de segunda-feira (19), o inverno começa oficialmente e a previsão é de que a temperatura aumente um pouco. O outono vai embora, dando lugar a chuvas, mas sem previsão de mais "friacas" como essa da semana passada.

É triste ver essas notícias, especialmente quando envolvem a perda de vidas, até mesmo de animais. Vamos torcer para que a situação melhore e que os produtores rurais consigam se recuperar desse prejuízo. Afinal, é importante lembrar que eles também são afetados diretamente por essas condições climáticas adversas.

É isso, pessoal! Fiquem de olho nas novidades e vamos torcer para que o clima dê uma trégua para todos nós. Até a próxima!

Comentários