Trabalho Infantil: Vamos acabar com essa parada!✋

foto de criança trabalhando
Fala, galera! Hoje eu tô aqui pra falar de um assunto sério, mas que precisa ser discutido e combatido: o trabalho infantil. Segura essa informação bombástica: mais de 168 milhões de crianças no mundo são vítimas dessa realidade cruel. É muita gente! Essa estimativa foi divulgada pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, no Dia Internacional contra o Trabalho Infantil. Tá ligado que é uma data importante e a gente tem que falar sobre isso, né?

A coisa é grave, pessoal. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) denuncia que mais de 20 em cada 100 crianças começam a trabalhar por volta dos 15 anos. É muita gente tendo que encarar responsabilidades que não deveriam ser delas. Por isso, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil desse ano traz um slogan forte: "Justiça social para todos - Acabem com o trabalho infantil!". A ideia é impulsionar o combate a essa prática que afeta crianças em todos os cantos do mundo.

A galera da ONU tá engajada nessa luta e diz que, olhando para os últimos 30 anos, a experiência mostrou que dá sim pra acabar com o trabalho infantil, desde que a gente enfrente as causas profundas desse problema. É urgente que todo mundo se una para buscar soluções para os problemas que as pessoas enfrentam todos os dias, e o trabalho infantil é um dos mais visíveis e cruéis. A mudança é possível, meus amigos, e a vontade e determinação de todos nós podem acelerar os esforços nessa situação tão urgente.

De acordo com a ONU, nas últimas duas décadas, o mundo até teve alguns avanços na redução do trabalho infantil, mas com os conflitos, crises e agora a pandemia de covid-19, muitas famílias acabaram na pobreza, obrigando milhões de crianças a trabalharem. É triste demais, mas é a nossa realidade. O crescimento econômico não tem sido suficiente para aliviar a pressão que muitas famílias sentem, empurrando as crianças para o mundo do trabalho. Hoje, cerca de 160 milhões de crianças ainda estão envolvidas com o trabalho infantil. Quase uma em cada dez crianças em todo o mundo passa por isso, mano!

E a África é o continente onde a situação é mais crítica. A estimativa é que mais de 72 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil na região. A África, a Ásia e o Pacífico juntos são responsáveis por quase 90% das crianças que trabalham no mundo. Nas Américas, o número é de 5%, na Europa e Ásia Central são 4%, e nos Estados Árabes, 3%.

Acredita que 84 milhões de crianças em situação de trabalho infantil vivem em países de renda média? Isso mesmo, galera! A maioria delas está em países que, apesar de não serem considerados pobres, ainda enfrentam esse problema. É uma situação grave que precisa ser combatida.

Diante de tudo isso, a OIT está defendendo a criação de uma Coligação Global por Justiça Social, com a prioridade de eliminar o trabalho infantil. E olha que é importante lembrar que, no mundo todo, ainda existem 50 milhões de pessoas trabalhando em condições semelhantes à escravidão. É triste demais!

Hoje é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e durante a Conferência Internacional do Trabalho, que tá rolando, vai rolar uma discussão sobre a conexão entre justiça social e a erradicação do trabalho infantil. É uma oportunidade de discutir e agir contra essa realidade que tira a infância de tantas crianças.

Condições análogas à escravidão: desembargador é investigado: Leia aqui

Então, galera, é hora de se unir, de espalhar essa mensagem e de lutar contra o trabalho infantil. É um problema grave que precisa ser resolvido. Vamos fazer a nossa parte e mostrar que a justiça social é pra todos, inclusive para as crianças. Juntos, a gente pode fazer a diferença!

Ajude o blog Momento Verdadeiro: saiba como

Comentários