Ataque que causou lentidão na internet revela nova tática dos criminosos.

(Foto: Divulgação Internet)
INTERNET - Você ouviu falar em "botnet" ? Tecnicamente é um tipo de agressão digital, e acontece quando um grupo de hackers instala programas malignos em milhares de computadores. Esses computadores passam a ser controlados à distância. Num momento determinado, recebem ordem de disparar solicitações ao servidor-alvo, sobrecarregando-o. Segundo informações do jornalista Maurício Grego, da coluna Tecnologia da revista Exame, foi justamente o que aconteceu essa semana e provocou o maior ataque cibernético da história da internet  deixando a rede lenta em muitos países.

Na prática, esses computadores que formam a botnet começaram a enviar solicitações aos servidores de DNS, que fazem a tradução dos endereços da internet. Os servidores foram enganados para que mandassem as respostas dessas solicitações aos computadores alvo. Isso só foi possível porque os servidores de DNS estavam mal configurados. 

O ataque começou tendo como alvo uma empresa europeia de combate ao spam, a Spamhaus. Mas acabou se multiplicando e afetando até serviços populares, como a Netflix. Na Europa, ele causou lentidão no acesso à rede para milhões de usuários. Ainda de acordo com a publicação, esse ataque marcou a inauguração de uma nova tática. Em vez de mirar diretamente seu alvo, os criminosos alvejaram a infraestrutura da rede, o que aumentou muito a intensidade da agressão. 

Veja também

O episódio fez acender o sinal amarelo para muitas empresas que operam serviços de datacenter e de telecomunicações. A dificuldade em combater esse tipo de agressão e identificar os responsáveis mostra que não é fácil evitar esse tipo de problema. 

Siga-nos no Facebook (aqui) e no Twitter (aqui)

Por fim que as empresas que administram os servidores DNS sejam mais cuidadosas, pois especialistas já estão alertando que agressões ainda mais intensas podem acontecer e paralisar partes da internet no mundo. 

Veja o artigo na íntegra (aqui).

(Com informações da Revista Exame)


Comentários